Em Vitória da Conquista, desde a pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde vem adotando estratégias de acesso para que o paciente com síndrome gripal realize a testagem para Covid-19. Atualmente, os testes podem ser feitos nas quatro unidades que funcionam em horário estendido ou o paciente pode procurar a unidade de saúde próximo de casa para ser atendido e seu teste agendado. Já o autocadastro, por meio do Notifica Covid, foi desativado.
Segundo a SMS, diante do cenário epidemiológico que é de redução dos casos de Covid no município e devido à implementação das unidades estendidas e dos agendamentos nas unidades de saúde, o autocadastramento não possui mais funcionalidade.
Atualmente, as estratégias de testagem para Covid-19 são:
Estratégia 1 – Paciente com síndrome gripal é atendido na unidade de saúde do seu bairro, onde o profissional de saúde realizará a notificação no sistema Covid PMVC https://covid.pmvc.ba.gov.br e agendará o TR- Ag pelo próprio sistema. O sistema Covid PMVC, além de permitir a notificação do caso à vigilância epidemiológica, possui a ferramenta de agendar o TR-Ag conforme a data de início de sintomas referido pelo paciente. Atualmente, os locais para os quais o sistema agenda o teste de Covid-19 são as Farmácias da Família, onde o paciente é orientado a retornar à sua unidade de saúde, após 24-48h da realização do teste para receber o resultado e as orientações necessárias.
Farmácia da Família I
Av. Deraldo Mendes, bairro Brasil
Telefone: (77) 99825-2846
Após notificação e agendamento do teste, a testagem para Covid-19 ocorre das 15h às 17h.
Farmácia da Família II – Facilita Saúde
Praça Vítor Brito, 9
Telefone: (77) 3426-4035
Após notificação e agendamento do teste, a testagem para Covid-19 ocorre das 15h às 17h.
Estratégia 2 – Paciente com síndrome gripal é atendido em uma das unidades de horário estendido do município (de segunda a sexta, das 17h às 22h. Aos sábados, das 8h às 13h), as quais são: Unidade de Saúde Nova Cidade, Unidade de Saúde Nelson Barros (bairro Kadija), Centro de Saúde Régis Pacheco (Centro) e Policlínica Doutor Admário Silva Santos (Bairro Brasil). O paciente com síndrome gripal que comparecer a uma dessas unidades no horário citado, será atendido, notificado e realizado o teste para Covid-19 na própria unidade.
Endereços das unidades de horário estendido
USF Nova Cidade
Rua Projetada, s/n – Nova Cidade
Telefone: (77) 3429-7400
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h
USF Nelson Barros
R. Ibiassucê, s/n – Kadija
Telefone: (77) 3422-8120
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h
Policlínica Ademário Silva Santos
Av. Frei Benjamin – Brasil
Telefone: (77) 3422-8202
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h
Centro de Saúde Régis Pacheco
Rua João Pessoa, n°129 – Centro,
Telefone: (77) 3422-8119
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h
Prevenção e cuidados
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, reforça sobre a necessidade da prevenção e cuidados para evitar contaminação e a proliferação dos vírus gripais, e informa que segue atenta e vigilante com ações permanentes de testagem para Covid-19 e monitoramento dos serviços de saúde que atendem casos suspeitos.
Além disso, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 que fiquem isoladas por sete dias completos, a partir da data de início de sintomas (para casos sintomáticos), ou a partir da data da coleta do teste laboratorial (para os casos assintomáticos). O isolamento pode ser reduzido em algumas circunstâncias, caso a testagem esteja disponível.
“Para casos sintomáticos que ainda apresentem sintomas ao final do sétimo dia completo, ou que não possam utilizar máscara facial, recomenda-se a manutenção do isolamento por 10 dias completos”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima.
Já a vacina da Covid-19 está disponível em todas as unidades para crianças a partir de 6 meses, gestantes, idosos, profissionais de saúde, imunocomprometidos e pessoas com comorbidades.