Cães invadem ruas de Conquista


No terminal Lauro de Freitas, avenida Brumado, Ascendino Melo e vários outros pontos da cidade a cena se repete. Matilhas de cães vagam pelas ruas da cidade. Em Vitória da Conquista cerca de 8 mil animais, entre cães e gatos vivem nas ruas.

No próximo dia 24 de agosto será realizado uma audiência pública para tratar sobre a criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Vitória da Conquista. Segundo o vereador Sidney Oliveira, estarão presentes representantes da OAB, do Ministério Público, do prefeito Herzem Gusmão e da deputada federal Tia Eron, que é  autora de emenda parlamentar que destina R$ 500.000,00 para a construção do CCZ.

Além da emenda parlamentar, o vereador afirma que a prefeitura municipal já garantiu um terreno de 23 mil m² para a construção do Centro está garantido. A coordenação municipal para o CCZ também está garantido. A previsão é que ainda no mês de agosto o poder executivo envie o projeto para aprovação na Câmara.

Para o vereador, a realização dessa audiência tem como principal objetivo unir forçar para a causa animal. Sendo assim, Sidney convida a todos os protetores e defensores animais para participarem e contribuírem com a discussão. O parlamentar disponibilizou também o seu endereço no facebook e o número do seu gabinete (77 3086 9633) para aqueles que tenham sugestões para o projeto.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.