Chegam em Conquista os 10 respiradores solicitados por Herzem Gusmão ao governo Bolsonaro


No final da manhã deste domingo (12), os 10 respiradores que o prefeito Herzem Gusmão conseguiu junto ao Ministério da Saúde foram entregues ao Hospital das Clínicas de Conquista (HCC). O prefeito esteve no local para conferir o recebimento dos equipamentos.

Conforme informado através de ofício do Ministério da Saúde à Secretaria Municipal de Saúde, foram enviados cinco unidades de ventiladores do tipo UTI, da marca VYAIRE e cinco unidades de ventiladores do tipo TRANSPORTE, da marca MAGNAMED. Esses equipamentos vão garantir para Vitória da Conquista mais leitos de UTI e, assim, evitar a sobrecarga do sistema de Saúde.

Com a notícia de que no Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista possuía 10 respiradores a menos do que foi anunciado inicialmente e com a suspensão abrupta do contrato do IBR pelo Governo do Estado, a Prefeitura rapidamente se mobilizou para viabilizar a solução junto ao Ministério da Saúde e garantir leitos de UTI para a cidade.

No dia 08 de julho, o prefeito Herzem Gusmão e a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, estiveram em Brasília para uma audiência articulada pelo deputado federal Elmar Nascimento, com o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Soligo. O objetivo era trazer os respiradores para atender à demanda de Vitória da Conquista.

Eles chegaram em tempo recorde: “Só temos que agradecer ao Ministério da Saúde pelo atendimendo rápido ao nosso pedido. Estamos concentrando todos os esforços para garantir atendimendo digno e eficaz à nossa população nestes tempos de pandemia, e, com as bênçãos de Deus, estamos conseguindo”, disse Herzem Gusmão.