[CONQUISTA]: Consórcio de 2 empresas vai gerir novo aeroporto por 30 anos


O novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste, ainda sem data para ser inaugurado, terá como gestor o consórcio Conart [Consórcio Nacional de Administração de Rodovias e Terminais] e o VDC Aiport. As duas empresas tem capital de origem nacional.

Segundo a Agerba – agência estadual que regula transportes e terminais viários – as duas companhias vão gerir por 30 anos o novo aeroporto de Conquista, a partir da assinatura do contrato, que ainda não ocorreu. Nesta quarta-feira (5), o Diário Oficial do Estado informou que as duas empresas venceram a licitação pela outorga de cerca de R$ 20 milhões a serem aplicados no terminal.

A licitação chegou a ser suspensa em agosto deste ano, por causa de mudanças na exigência da lei. Cerca de R$ 145 milhões em financiamentos dos governos federal e estadual estão sendo investidos na construção. A perspectiva é de que o aeroporto seja inaugurado no início do primeiro semestre do ano que vem.

A pista de pouso e decolagem tem 2,1 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. Espera-se que passem pelo local cerca de 500 mil passageiros por ano até 2020. Batizado em homenagem ao cineasta conquistense, o Aeroporto Glauber Rocha poderá receber aeronaves do modelo Boeing 737-800, com capacidade de 160 a 189 passageiros

Com informações do Bahia Notícias e Bocão News