[CONQUISTA]: Detentas terão aulas com a ‘Orquestra Filarmônica Maestro Vasconcelos’


Uma parceria entre o Patronato Penal ‘Padre Benedito Soares da Costa’ e a Orquestra Filarmônica Maestro Vasconcelos, de Vitória da Conquista (BA), pode mudar a vida de mulheres que cumprem pena no Presídio Nilton Gonçalves. A partir do dia 01 de novembro, detentas poderão ter aulas de música e até aprender tocar instrumentos.

A ata com o acordo foi assinada na semana passada e contou com a presença do diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira e Silva, Marcos Rocha, presidente do Patronato Penal, representantes da Orquestra e outros.

Segundo Marcos Rocha, a partir do dia 01 de novembro, as detentas terão a oportunidade de aprender música com a Orquestra Filarmônica do Maestro Vasconcelos e ainda ter a pena atenuada.

“Conversei com o juiz Dr. Reno Soares, que está de férias, e ele me disse que depois que tiver tudo certinho, deve baixar uma portaria determinando que cada interna que participar do curso de música tenha remissão da pena, quer dizer, elas terão a oportunidade de aprender a música e além disso diminuir a pena.”, explica Marcos Rocha. “Eu acredito que será a primeira vez que mulheres presas passarão a fazer curso de música, é um projeto meu, entrei em contato com a Orquestra e fechamos a parceria”, entusiasma-se.

O Patronato Penal trabalha com a ressocialização de presos.