CONQUISTA: Educação Profissional e Tecnológica abre mais de 600 vagas na cidade


(Foto: via Google)

A Educação Profissional e Tecnológica conquistense inicia o ano de 2018 com 630 vagas sendo ofertadas para seus cursos.Conforme informou a Secretaria da Educação do estado, os 9 cursos disponibilizados estão distribuídos entre o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira e o Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP). Na cidade, os cursos estão disponíveis nas modalidades EPI e PROEJA Médio.

 

As matrículas vão seguir o calendário da Secretaria de Educação, tendo início no da 16 e seguindo até o dia 29. As aulas começam no dia 19 de fevereiro.

Barra do Choça também recebe cursos técnicos neste ano, através dos anexos do CETEP disponíveis na cidade. Estão disponíveis três cursos, num total de 106 vagas. No caso da cidade, os cursos são no regime de Pedagogia de Alternância, sendo que os candidatos precisam declarar disponibilidade para participar das semanas de imersão durante o período de formação e para executar as tarefas do tempo comunidade e desenvolver as atividades de estágio curricular supervisionado. Também é preciso comprovar que não participa de nenhuma outra atividade cujo horário seja o mesmo da oferta para qual está requerendo matrícula.

 

Cursos disponíveis

 

Em Conquista, estão disponíveis os cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Alimentos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Agroecologia e Técnico em Agropecuária. Confira o quadro de vagas abaixo:

 

 

Já em Barra do Choça, está disponível o curso Técnico em Agroecologia, conforme o quadro abaixo:

 

 

Entenda as modalidades

 

EPI: A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio é uma modalidade de ensino que conta com uma matrícula única para o ensino médio e o ensino técnico. Deste modo, os dois cursos são desenvolvidos de maneira conjunta.

 

PROEJA Médio: A Educação de Jovens e Adultos é ofertada para aqueles que não concluíram o ensino na idade devida e decidiram retomar às aulas. Nesta modalidade, é possível que os jovens e adultos façam um curso técnico enquanto concluem o Ensino Médio.

PROSUB: A Educação Profissional Subsequente ao Ensino Médio é ofertada para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e desejam fazer um curso técnico.

Além das citadas acima, em outras cidades baianas também é ofertada a modalidade Concomitante onde, assim como na EPI, os ensinos Médio e Técnico são feitos ao mesmo tempo. Mas, ao contrário do acontece na EPI, são feitas matrículas diferentes para os dois cursos, de modo que eles podem até mesmo serem feitos em instituições diferentes.

 

Ensino Profissional e Tecnológico na Bahia

 

Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, estão sendo ofertadas 112.528 vagas, distribuídas entre 66 cursos, que estão disponíveis em 142 municípios. Os cursos técnicos deste ano são regidos pela Portaria de Oferta. As listas completas dos cursos oferecidos e suas vagas podem ser conferidas no Anexo I e no Anexo II.