[CONQUISTA]: Olhar Pet Solidário e Uesb promovem ‘Castração de Cães e Gatos’


Com o objetivo de prevenir possíveis doenças e reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas, acontece nos dias 25, 26 e 27 de OUTUBRO uma ação social de castração de cães e gatos pelo grupo Olhar Pet Solidário com o médico veterinário Rodrigo Mendes Carvalho.

A ação conta com o apoio do projeto de extensão “Ações educativas sobre o cuidado com animais domésticos e de rua para promoção da saúde única”, coordenado pela professora Gabriele Marisco, do Departamento de Ciências Naturais (DCN) da Universidade.

O atendimento será feito a partir das 8 horas, com agendamento prévio, com preferência para tutores de baixa renda e animais de organizações não governamentais (ONGs). Os interessados devem entrar em contato pelos números (77) 99184-4937 ou (77) 98842-8327, para fazer o cadastro e esclarecer dúvidas. O serviço conta com taxa mínima para cobertura de custos e é voltado para cães e gatos.

Além da castração, o projeto promoverá ações educativas abordando informações relacionadas ao bem-estar animal, benefícios da castração e cuidados pós-operatórios

SOBRE O OPS –  OLHAR PET SOLIDÁRIO

Vitória da Conquista tem uma grande quantidade de animais de rua animais que passam fome, frio e que sofrem. Além disso, muitos donos de animais são de baixa renda e não possuem condições de castrar seus animais.

Foi pensando nisso que um grupo de protetores independentes, formado por Haiana Galvão, Gabriele Marisco, Gabriela Ferro e Edileusa Pires, fez surgir o OPS – Olhar Pet Solidário. O nome desse grupo é o que se quer despertar nas pessoas, um olhar solidário aos animais que sofrem.

Por intermédio de Débora Maciel, uma protetora de Porto Seguro, o trabalho do médico veterinário Rodrigo Mendes passou a ser mais divulgado. Com sua técnica minimamente invasiva, Rodrigo tornou possível a castração em animais de rua com risco mínimo de infecção, uma vez que  na maioria das vezes, não é necessário pontos externos, evitando assim a necessidade de curativos.

VET NÔMADE

O projeto Vet Nômade é centro cirúrgico itinerante. Mais de 164 animais do município foram cadastrados, sendo 8 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Esta ação foi apoiada pelo projeto de extensão “Ações educativas sobre o cuidado com animais domésticos e de rua para promoção da saúde única” da professora Gabriele Marisco, projeto que já atua nos bairros periféricos desde 2018, com a promoção as e conscientização das pessoas sobre o cuidado com animais domésticos e de rua.