Evandro Correia: O canto forte do menino da vida Dayse Maria In Memoriam de Evandro Correia
“Menino da vida” é uma das canções eternizadas no canto iluminado de Evandro Correia. Parceria com o poeta Jean Claudio, os versos traduzem um pouco desse caminhar que o cantor construiu:
> “seus passos pisam em pedras, em lodo e lama e ainda encontram um sorriso, no vestido da sanha”,
“navegar por essas cordas, é velejar essa vida, e por isso sangro, nas cordas da canção”.
Outra composição marcante em seu universo é “Gema”, uma poesia que revela um pedido, um clamor:
“faz de minhas noites frias, ensolaradas manhãs”,
“quero seu amor, é assim que eu sempre quis, seguir-te, cantar-te, amar-te feliz”.
Foto: Érica Daniela
Entre versos ecoados pela sua voz única, estava o homem de muitas caminhadas, carregadas de leveza, dores, superação, generosidade e amor pelo ofício de ser um artista trabalhador — de tecer bordados em cores que moviam seu mundo de desejar apenas Ser.
Foto: Érica Daniela
Como não se emocionar com seu canto forte que ressoava em inúmeros palcos da cidade — grandes, pequenos, improvisados, quintais e salas de várias casas — embalando corações com suas composições e interpretações carregadas de amor.
> O amor, “para que o amor, não morra nas trevas”, diz outra bela canção.
—
O encontro com o “menino da vida” ocorreu a partir da produção do show ÀIYÉ: Evandro Correia convida Celso Adolfo, realizado no Espaço Roama, em novembro de 2024.
Ao assumir a empreitada, busquei primeiro entender o universo do homem, depois o poeta, cantor e artista vencedor de festivais e parceiro de grandes nomes da música brasileira como Celso Adolfo, Dominguinhos, Paulinho Pedra Azul, Nelson Ângelo, Xangai, entre outros.
Foto: Érica Daniela
Em meio a prosas, cafés, telefonemas, mensagens, viola e ensaios, construímos um momento bonito. No palco estavam os parceiros de sempre e de longas caminhadas: sua filha Marlua, Cleriston Cavalcante (maestro Keke), Luciano Pp, Pipa (Isadora), além dos convidados especiais Celso Adolfo e o maestro e violonista João Omar.
Os arranjos ficaram sob responsabilidade de Cleriston e João Omar, que realizou arranjos inéditos. O repertório apresentou canções como:
Roxo
Devoção
Aquarelas de Claudemiro
Canoro
Menino da vida
Humildade do amor
Mulher Imaginária
Reforçando as parcerias da sua carreira.
E claro, ele não seguiu o script — e ali também encontrei o Evandro indisciplinado no palco, seguido do artista generoso, sensível, atento ao seu público. Ao abraçar a filha Marlua no final da apresentação, ela me disse:
> “Você não sabia que ele é assim?”
Sorrimos juntas.
—
A equipe foi generosa desde a pré-produção até o evento. A sessão de fotos foi feita por Erica Daniela. Os envolvidos:
Ana Luiza, William (Tucano), Gilberto Joaquim, Elton Becker, César, Zezé, Gabriela, Rosa, Adalmaria, Elomar, João Omar, Lidiane, Albene, Jeane, Rossane, Ana Júlia, Ney.
O show buscava destacar as parcerias de sua carreira, mas também — como ele idealizou — refletir sobre o significado do amor e nossa relação em sociedade.
Esse amor, Evandro teceu em vida, nos bons encontros, no bem viver, no amor sem medida, como nos versos da canção “Eternamente”:
> “na alegria e na dor, na paz do criador, serei eterno amor, eu amo, eu amo”.
Agradeço a oportunidade de conhecer um pouco mais de sua arte e de seu caminhar.
Um viva a Evandro Correia! Um viva ao canto forte do menino da vida! Um viva à sua arte!
—
“(…)
Trago flores para você
No amarelo do ouro do ipê
Prem de luz
Para que o amor, não morra nas trevas
E floresça amor, no meu peito canoro”
(Canoro, Evandro Correia)
—
Vitória da Conquista/BA, em um quase inverno que se avizinha triste, mas também vem carregado de cores no céu da cidade, porque é quase dia de Santo Antônio e,logo, logo chega São João e São Pedro.
Em razão do falecimento do cantor conquistense Evandro Correia, ocorrido nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Vitória da Conquista decidiu pelo adiamento da abertura do Arraiá da Conquista, que seria
Na tarde desta quinta-feira (10), um homem foi encontrado morto no bairro Conveima II, em Vitória da Conquista. O corpo estava em um terreno na Rua B, no Sítio de
Na manhã deste domingo (22), um corpo do sexo masculino foi encontrado nas margens do Anel Viário, nas proximidades do Motel Del Rei, no bairro Jardim Valéria, em Vitória da
Um jovem de 21 anos, identificado como Wallas de Jesus Lima, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (24), no bairro Vila Elisa, em Vitória da Conquista. O crime
Em clima de celebração pelo Dia Mundial do Rock, estreia nesta sexta-feira, 11 de julho, o programa “Rock na Veia” na UESB FM, com transmissão para Vitória da Conquista na
O Blog do Caique Santos se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho do escrivão de polícia Márcio Vinícius Santos Ribeiro, de 55 anos, que faleceu na última quarta-feira
Na tarde desta quinta-feira (10), um homem foi encontrado morto no bairro Conveima II, em Vitória da Conquista. O corpo estava em um terreno na Rua B, no Sítio de
O som das guitarras vai ecoar neste domingo (13) no Boulevard Shopping Vitória da Conquista. Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o shopping preparou um evento especial para os
Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado abre 171 vagas para o Nordeste Oportunidades são para todos os estados da região, com salários iniciais que podem ultrapassar R$ 13 mil
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para apurar cobranças indevidas realizadas no Carnaval 2025 de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A investigação teve início após representação formal