[Conquista]: Prefeitura decide abrir o comércio, protocolo será discutido na quarta, 27


Após reunião do Comitê de Representação Civil e Institucional realizada no fim da tarde deste sábado (23). O Governo Municipal decidiu pela reabertura das atividades econômicas de Vitória da Conquista, a data não foi divulgada, mas a prefeitura afirma já ter uma previsão.

Na próxima quarta-feira (27), 9h, será realizada uma reunião online onde serão apresentados os protocolos de abertura de cada setor para que os membros do Comitê de Representação Civil possam opinar. “A partir das informações que estão disponíveis e sendo analisadas diariamente pelo Governo Municipal, o coordenador Kairan Rocha também apresentou a previsão da reabertura das atividades econômicas de Conquista”, diz uma nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da PMCV.

O secretário municipal de Administração e coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, ressaltou que todas as medidas serão adotadas considerando-se a máxima segurança possível para a população e, caso haja mudança de cenário epidemiológico, os protocolos vão prever novo fechamento das atividades.

Durante a reunião por videoconferência ocorrida neste sábado (23), Kairan Rocha, apresentou os dados epidemiológicos detalhados referentes ao novo coronavírus e as projeções estimadas para o pico em Vitória da Conquista. Os gráficos foram elaborados pela equipe de estatísticos contratada pela Prefeitura para analisar os dados de monitoramento e criar os gráficos de projeções da doença para os próximos meses.

Na apresentação, o coordenador ressaltou que, no boletim epidemiológico do coronavírus, a taxa de ocupação dos leitos clínicos e dos leitos de UTIs, refere-se aos leitos exclusivos ao tratamento da Covid-19. “São 114 leitos (64 enfermarias e 50 Unidades de Terapia Intensiva que nós temos hoje no município”, informou Rocha.

 

Participando pela primeira vez do encontro, o defensor público José Raimundo Passos Campos, coordenador da 2ª Defensoria Pública Regional – Vitória da Conquista, agradeceu o convite para integrar ao Comitê: “É importante estarmos participando desta reunião para juntos debatermos essas medidas, a fim de evitarmos a proliferação da Covid em nossa cidade”. O defensor ainda ressaltou a atuação do Governo Municipal: “A Defensoria, desde o início das ações contra a Covid, mantem contato constante com as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social pois é interesse defendermos a população mais vulnerável. Temos visto um trabalho muito bem desenvolvido pela Prefeitura e isso tudo espelha justamente essa apresentação bastante esclarecedora”.

Participaram ainda dessa quarta videoconferência representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara de Vereadores, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Conselho de Segurança Pública, Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Sudoeste, dentre outros.