[CONQUISTA]: Prefeitura lança ferramenta digital para a Declaração de Acidente de Trânsito


A Prefeitura Municipal acaba de lançar sua ferramenta digital para a Declaração de Acidente de Trânsito: E-DAT. Com ela, será possível registrar ocorrências de trânsito consideradas leves, em qualquer lugar da cidade, reduzindo a burocracia e o tempo de espera dos agentes de trânsito.

A Declaração poderá ser feita, pelo celular no momento da ocorrência, ou por um computador comum com acesso à internet, facilitando o registro de acidentes leves, isto é, com envolvimento inferior a cinco veículos, não abrangendo casos com feridos e veículos com materiais perigosos. A ideia é que seja dispensável a presença de um agente do Simtrans para o registro de ocorrências mais simples.

Segundo a assessora da coordenação de transportes, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Rayner Mendes, a declaração digital vai facilitar a vida dos condutores. “Esse serviço, além de ser mais rápido, pode ser feito de também de forma retroativa. Ou seja, a pessoa pode fazer a declaração mesmo depois de acontecido o acidente, pelo computador de sua casa”, afirma.

Para o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura (NTI), Lauro Oliveira, o serviço, além de rápido e eficiente, irá gerar uma economia considerável nas despesas públicas e maior rapidez na resolução do problema para o cidadão. “A partir da solicitação da Semob, desenvolvemos o sistema para facilitar o processo para a secretaria e, principalmente, para o cidadão. Além disso, os custos de deslocamento, combustível, além da burocracia tendem a ser reduzidos”, esclarece.

O site ensina de modo simples e didático, o passo-a-passo para o registro da declaração. Para iniciar uma E-DAT ou adquirir mais informações basta acessar o link: http://ocorrenciatransito.pmvc.ba.gov.br/