Dia Nacional da Luta Antimanicomial é marcado por ato na Praça 9 de Novembro


O 18 de Maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data instituída em 1987 com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. A luta reforça a importância de ultrapassarmos formas excludentes e violentas de tratamento das pessoas em sofrimento mental e promover a reinserção social daqueles que por muitas décadas foram uma ameaça à sociedade.

A Lei 10.216/2001 vem promover uma transformação na oferta de tratamento, com serviços alternativos de tratamento, com base comunitária e com a perspectiva de atenção psicossocial, não restringindo o tratamento à medicalização. Dessa forma, a Política de Saúde Mental prevê o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e que sejam abertos serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, etc.

Vamos levar à Praça um ato público de reafirmação da conquista de um cuidado em saúde mental sem exclusão, preconceito, reduzindo estigmas, finalmente, superando paradigmas.

O ato acontecerá no dia 18 de maio, na Praça Nove de Novembro, organizado pela Coordenação de Saúde Mental de Vitória da Conquista. Contando com apoio de instituições de ensino superior do Município.

Participarão do evento os serviços de Atenção à Saúde Mental do Município – CAPS II, CAPS AD III e CAPS IA, que estarão apresentando os serviços oferecidos à comunidade. Haverá também várias intervenções artísticas e culturais. O público alvo será a Comunidade Conquistense, transeunte do centro da cidade.