Embasa esclarece sobre cheiro estranho na água das torneiras em Conquista


Após a publicação do Blog do Caíque Santos sobre as queixas de moradores de Conquista em relação à cor, cheiro e gosto estranhos na água fornecida pela EMBASA, a empresa se manifestou em nota exclusiva ao nosso blog. Leia na íntegra:

“A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que o forte cheiro na água que está sendo percebido pelos reclamantes é atípico e pode ser decorrente da decomposição da matéria orgânica, carreada pelas enxurradas para os mananciais, devido às fortes chuvas que atingiram a região de Vitória da Conquista recentemente. Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas pela equipe técnica da Embasa, incluindo ajustes no processo de tratamento de água e descargas em pontos específicos da rede de distribuição. As alterações pontuais na cor da água também podem estar associadas ao desprendimento de partículas aderidas às paredes das tubulações, devido ao aumento da vazão após o fim do racionamento. Esse efeito também está sendo corrigido com a realização das descargas.

A Embasa ressalta ainda que os moradores devem atentar para as condições de limpeza do reservatório interno dos imóveis onde residem. A falta de limpeza periódica das caixas d’água pode alterar a qualidade da água armazenada.  Caso seja notada alguma alteração na água distribuída, a população pode comunicar a empresa por meio do teleatendimento gratuito 0800 0555195 para que uma equipe possa ser enviada ao local.

Reafirmamos que a água fornecida pela Embasa é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, que determina os índices de cor, turbidez, cloro residual e bacteriológico. Ressaltamos, ainda, que a água distribuída à população também é fiscalizada pela Vigilância Sanitária do Município e pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), que frequentemente fazem suas próprias coletas e análises, para verificação do cumprimento das exigências do Ministério da Saúde.