Rui Costa propõe a municípios consórcio de resíduos sólidos


O Blog do Caique Santos participou nesta terça-feira (29) do #Papo Correria”, uma transmissão ao vivo feita pelo governador Rui Costa em sua rede social. A pergunta formulada pelo blog questionou os planos do atual governo para incentivar e ajudar os municípios a acabarem com os ‘lixões’ e se adequarem à  política nacional de resíduos sólidos.

Na resposta, o governador Rui Costa disse que está propondo aos prefeitos um consórcio de resíduos sólidos. “Como nós fizemos um consórcio de saúde, fizemos um consórcio de infra estrutura, eu estou propondo aos prefeitos fazer um consórcio de resíduos sólidos, pra que a gente junte os municípios, junte força, para acabar com os lixões, cuidar do meio ambiente e fazer reciclagem do material, inclusive com produção de material orgânico pra hortas e adubagem, já estamos fazendo isso e vamos apostar nessa causa”, afirmou o governador do PT.

Segundo a Lei 12.305/10, os municípios têm até o final de julho para se adequarem a política nacional de resíduos sólidos e gerenciarem seus resíduos de maneira correta, inclusive terão que extinguir com os lixões.