[VÍDEOS]: Polícia é chamada para encerrar protesto de pais de alunos na zona rural de Conquista


No dia nacional de protestos contra o corte de verba para a educação em todo o país, pais de alunos do Distrito de Iguá, na zona Rual de Vitória da Conquista, também fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (15) contra a decisão da Prefeitura de fechar diversas escolas e remanejar alunos para outras, mais distantes de suas casas. Os manifestantes bloquearam a única estrada que dá acesso de Conquista ao povoado com galhos de árvores e chegaram a queimar pneus.

Os pais dos alunos dizem que a Secretaria de Educação irá fechar escolas em Cachoeira dos Porcos, Campo Formoso, Furadinho, Lagoa Formosa, Lagoa Nova, Juazeiro e Rancho Alegre e transferi-los para uma escola em Iguá. “O único patrimônio que a gente tem é a escola, é o único lugar que é de direito de todas as crianças. Meu filho tem 7 anos, eu não vou mandar meu filho para o Iguá, porque além de não ter segurança, estradas ruins, como que eu vou mandar uma criança no meio de adultos de 13, 14 anos, sem um monitor, sendo que eles tem uma escola aqui? Então a gente não aceita”, diz uma mãe de aluno no vídeo que foi divulgado em redes sociais.

Nos vídeos é possível ver que a Polícia Militar foi chamada para debelar a manifestação, mas as mães dos alunos afirmavam que só iriam sair com a presença de representantes de Secretaria de Educação no local. Após o diálogo, a manifestação foi encerrada de forma pacífica e consensual.

Confira os vídeos: