Evandro Correia: O canto forte do menino da vida Dayse Maria In Memoriam de Evandro Correia
“Menino da vida” é uma das canções eternizadas no canto iluminado de Evandro Correia. Parceria com o poeta Jean Claudio, os versos traduzem um pouco desse caminhar que o cantor construiu:
> “seus passos pisam em pedras, em lodo e lama e ainda encontram um sorriso, no vestido da sanha”,
“navegar por essas cordas, é velejar essa vida, e por isso sangro, nas cordas da canção”.
Outra composição marcante em seu universo é “Gema”, uma poesia que revela um pedido, um clamor:
“faz de minhas noites frias, ensolaradas manhãs”,
“quero seu amor, é assim que eu sempre quis, seguir-te, cantar-te, amar-te feliz”.
Foto: Érica Daniela
Entre versos ecoados pela sua voz única, estava o homem de muitas caminhadas, carregadas de leveza, dores, superação, generosidade e amor pelo ofício de ser um artista trabalhador — de tecer bordados em cores que moviam seu mundo de desejar apenas Ser.
Foto: Érica Daniela
Como não se emocionar com seu canto forte que ressoava em inúmeros palcos da cidade — grandes, pequenos, improvisados, quintais e salas de várias casas — embalando corações com suas composições e interpretações carregadas de amor.
> O amor, “para que o amor, não morra nas trevas”, diz outra bela canção.
—
O encontro com o “menino da vida” ocorreu a partir da produção do show ÀIYÉ: Evandro Correia convida Celso Adolfo, realizado no Espaço Roama, em novembro de 2024.
Ao assumir a empreitada, busquei primeiro entender o universo do homem, depois o poeta, cantor e artista vencedor de festivais e parceiro de grandes nomes da música brasileira como Celso Adolfo, Dominguinhos, Paulinho Pedra Azul, Nelson Ângelo, Xangai, entre outros.
Foto: Érica Daniela
Em meio a prosas, cafés, telefonemas, mensagens, viola e ensaios, construímos um momento bonito. No palco estavam os parceiros de sempre e de longas caminhadas: sua filha Marlua, Cleriston Cavalcante (maestro Keke), Luciano Pp, Pipa (Isadora), além dos convidados especiais Celso Adolfo e o maestro e violonista João Omar.
Os arranjos ficaram sob responsabilidade de Cleriston e João Omar, que realizou arranjos inéditos. O repertório apresentou canções como:
Roxo
Devoção
Aquarelas de Claudemiro
Canoro
Menino da vida
Humildade do amor
Mulher Imaginária
Reforçando as parcerias da sua carreira.
E claro, ele não seguiu o script — e ali também encontrei o Evandro indisciplinado no palco, seguido do artista generoso, sensível, atento ao seu público. Ao abraçar a filha Marlua no final da apresentação, ela me disse:
> “Você não sabia que ele é assim?”
Sorrimos juntas.
—
A equipe foi generosa desde a pré-produção até o evento. A sessão de fotos foi feita por Erica Daniela. Os envolvidos:
Ana Luiza, William (Tucano), Gilberto Joaquim, Elton Becker, César, Zezé, Gabriela, Rosa, Adalmaria, Elomar, João Omar, Lidiane, Albene, Jeane, Rossane, Ana Júlia, Ney.
O show buscava destacar as parcerias de sua carreira, mas também — como ele idealizou — refletir sobre o significado do amor e nossa relação em sociedade.
Esse amor, Evandro teceu em vida, nos bons encontros, no bem viver, no amor sem medida, como nos versos da canção “Eternamente”:
> “na alegria e na dor, na paz do criador, serei eterno amor, eu amo, eu amo”.
Agradeço a oportunidade de conhecer um pouco mais de sua arte e de seu caminhar.
Um viva a Evandro Correia! Um viva ao canto forte do menino da vida! Um viva à sua arte!
—
“(…)
Trago flores para você
No amarelo do ouro do ipê
Prem de luz
Para que o amor, não morra nas trevas
E floresça amor, no meu peito canoro”
(Canoro, Evandro Correia)
—
Vitória da Conquista/BA, em um quase inverno que se avizinha triste, mas também vem carregado de cores no céu da cidade, porque é quase dia de Santo Antônio e,logo, logo chega São João e São Pedro.
A última sessão ordinária de 2025 da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista foi marcada por uma notícia histórica para o município: a implantação da TV Câmara, que começará
A AINVIC - Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, promove nesta terça-feira (20), às 15h30, em seu auditório, um encontro estratégico com o Cônsul Geral de Portugal no Brasil,
Destinada a cobrir despesas de interesse do mandato dos deputados federais, a cota parlamentar utilizada pelos baianos ultrapassou R$ 17 milhões em 2025. Segundo dados do Portal da Transparência da
Entre os dias 5 e 9 de janeiro, a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) realizou ações em todas áreas de atuação, a exemplo da equipe de alimentos, que seguindo uma
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou emendas impositivas ao Orçamento Municipal, garantindo que parte dos recursos públicos seja aplicada conforme indicações feitas diretamente pelos vereadores. O instrumento fortalece
A Prefeitura de Vitória da Conquista abriu, nesta segunda-feira (5), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o edital de seleção para artistas, grupos e intérpretes de libras que querem
Equipes da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS) cumpriu, nesta segunda-feira (19), o mandado de prisão do suspeito de envolvimento na morte do capitão da Polícia Militar, Osniésio Pereira Salomão, de
A AINVIC - Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, promove nesta terça-feira (20), às 15h30, em seu auditório, um encontro estratégico com o Cônsul Geral de Portugal no Brasil,
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT) de Poções, prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (19), K. L. S. B., de 18 anos, pelos crimes de tortura,
Ao contrário do que está sendo divulgado em vídeos, a conta da Embasa realmente mudou e começou a chegar aos baianos neste mês de janeiro. O layout foi atualizado e
Um homem visivelmente embriagado precisou de ajuda para sair de uma área de lama e vegetação aquática na Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (18),
O projeto PM no Pôr do Sol acontece neste sábado, 17 e domingo, 18, na área do Cristo de Mário Cravo, reunindo música, cultura, lazer e cidadania em um dos