Operação Intercessor: PF investiga desvio de R$ 12 milhões em recursos públicos em Poções e região

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Intercessor, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar e lavar recursos públicos federais repassados à administração municipal de Poções (BA) entre os anos de 2021 e 2023.

Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista, todos na Bahia.

Entre os alvos estão o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho (PCdoB), a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB) e o chefe de gabinete da prefeitura de Poções, que também já exerceu o cargo de vice-prefeito do município, Jorge Luiz.

As investigações apontam graves irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do FUNDEB, SUS e FNAS, incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços manipulada, superfaturamento e prestação fictícia de serviços.


O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 12 milhões.

De acordo com a PF, o grupo atuava de forma estruturada, utilizando empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação de patrimônio para dar aparência de legalidade aos recursos desviados.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.

A operação recebeu o nome de Intercessor em referência ao papel de intermediários usados para movimentar os valores desviados e mascarar o destino do dinheiro público.

(Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal)

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas