Entre os dias 5 e 9 de janeiro, a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) realizou ações em todas áreas de atuação, a exemplo da equipe de alimentos, que seguindo uma programação previamente estabelecida para o primeiro semestre, tem realizado fiscalizações em supermercados, açougues e atacadistas.
A fiscalização teve como resultado a apreensão de aproximadamente 260 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano e que estavam disponíveis para venda em mercearias e supermercados da cidade.
A Visa ressalta que comerciantes e estabelecimentos que mantiverem produtos vencidos, deteriorados ou impróprios expostos à venda estão sujeitos às penalidades previstas em lei, tais como: apreensão e inutilização de produtos, interdição parcial ou total do estabelecimento, notificações, autos de infração e processos administrativos perante à Vigilância Sanitária.
Segundo o coordenador da Visa, Mico Mares, a Vigilância Sanitária continuará executando, diariamente, ações de rotina e atendendo às denúncias recebidas, com o objetivo de mitigar riscos à saúde da população de Vitória da Conquista e de todos que frequentam o município. Seguimos firmes no cumprimento e na defesa da legislação sanitária vigente”, ressaltou Maico.
A Vigilância Sanitária permanece à disposição para esclarecimentos e orientações, auxiliando os estabelecimentos na adequação às normas, com o objetivo de garantir a segurança sanitária e a proteção da saúde pública.
A recomendação aos consumidores é que fiquem atentos à cor, ao odor e ao prazo de validade dos produtos, além de verificar se o estabelecimento possui o alvará da Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, pelo telefone (77) 3229-3480 ou pelo e-mail [email protected]. Também podem ser feitas denúncias pelo site: FALA.BR.
















