Atividade foi realizada pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador quatro dias após episódio envolvendo fiscais, ambulante e motociclista ganhar repercussão nas redes sociais.
Após a confusão envolvendo agentes de fiscalização, um ambulante e um motociclista no Centro de Vitória da Conquista, a Prefeitura promoveu uma ação de escuta e acolhimento voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (3) pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) e teve como objetivo oferecer suporte emocional aos profissionais que atuam diretamente nas ruas e enfrentam situações de conflito durante o exercício da fiscalização urbana.
O episódio ocorrido na última sexta-feira (29) ganhou ampla repercussão nas redes sociais após a divulgação de vídeos que mostram momentos de tensão durante uma ação de fiscalização no Centro da cidade. Em nota divulgada posteriormente, a Prefeitura informou que a equipe abordava um ambulante que já havia sido orientado a deixar o local e se deslocar para a Ceasa.
Caso dos ambulantes: Prefeitura admite reação inadequada de agente e abre apuração

Na ocasião, a administração municipal afirmou que houve resistência por parte do ambulante e que um motociclista teria agredido um agente de fiscalização. A própria Prefeitura também reconheceu que um dos fiscais envolvidos reagiu de forma considerada inadequada e incompatível com os procedimentos adotados pela Secretaria. O caso segue sob apuração.
Durante a atividade realizada nesta quarta-feira, a psicóloga organizacional do Nast, Leila Lopes, explicou que o objetivo do encontro foi acolher os profissionais e trabalhar questões relacionadas à inteligência emocional, ao pertencimento profissional e ao cuidado com a saúde mental.

Segundo a Prefeitura, os agentes de fiscalização atuam diariamente em atividades relacionadas ao ordenamento dos espaços públicos, fiscalização do comércio ambulante e cumprimento das normas previstas na legislação municipal.

O supervisor em Posturas, Ananias Júnior, destacou que o trabalho dos fiscais muitas vezes é alvo de críticas e incompreensão por parte da população. Já o gerente de Posturas da Sesep, Joelson Moreira, afirmou que os servidores frequentemente enfrentam resistência durante as ações de fiscalização.

A ação promovida pelo Nast ocorreu em meio ao debate gerado pelo episódio da última semana e reforça a preocupação da administração municipal com o suporte emocional dos servidores que atuam na linha de frente da fiscalização urbana.









