Prefeitura cria comitê para integrar ações de prevenção a eventos climáticos e efeitos do El Niño

Reunião sobre ações de prevenção aos efeitos do El Niño em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista instituiu, em caráter permanente, o Comitê de Gerenciamento de Crise para enfrentamento de situações de emergência pluviométrica, climática e de alerta climático. O colegiado foi regulamentado pelo Decreto nº 24.451/2026 e amplia a atuação do município diante de eventos climáticos extremos.

Além das ocorrências relacionadas às chuvas, o comitê também passará a atuar em situações provocadas por variações atípicas de temperatura, umidade e ventos. Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), o grupo reúne diferentes órgãos municipais para coordenar ações de prevenção e resposta, inclusive diante da possibilidade de um El Niño mais severo nos próximos meses.

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial e pode alterar padrões de chuva e temperatura em várias regiões do planeta.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Cristóvão Lemos, o objetivo é unificar a atuação das secretarias envolvidas para que o tempo de resposta em emergências seja mais rápido, coordenado e eficiente.

O comitê é formado por 13 órgãos da administração municipal, entre eles Segurança Pública e Defesa Social, Meio Ambiente, Casa Civil, Comunicação, Infraestrutura Urbana, Educação, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Rural, Assistência Social, Saúde e Defesa Civil.

Quando acionados, os órgãos deverão atuar de forma integrada em medidas como limpeza de sistemas de drenagem, manutenção da infraestrutura pública, monitoramento de áreas de risco, preparação de alojamentos, atualização de planos de contingência e ações educativas.

Na ausência do titular da SMSP, a presidência do comitê será exercida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O secretário Diêgo Gomes afirmou que a atuação terá foco na prevenção e na resposta rápida, inclusive em casos de queimadas na zona urbana e em áreas como o Parque Municipal da Serra do Periperi.

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil terá papel técnico e operacional, com monitoramento meteorológico, acompanhamento de áreas vulneráveis e execução do Plano de Contingência do Município. Segundo Cristóvão Lemos, o trabalho não será apenas reativo, mas também preventivo.

Na zona rural, uma das principais preocupações é a estiagem e seus efeitos sobre o abastecimento de água. O engenheiro civil da Defesa Civil Gabriel Queiroz destacou que há comunidades localizadas a 80 ou 90 quilômetros da sede, em áreas com maior vulnerabilidade à insegurança hídrica.

A coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosa Freitas, afirmou que o trabalho preventivo com comunidades rurais já está em andamento, com apoio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nupdecs). Representantes do município também devem participar de seminário em Brasília, nos dias 5 e 6, voltado às coordenações de Defesa Civil.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural informou que, nos últimos três anos, foram construídas em média 400 novas aguadas e realizadas limpezas em outras 400 por ano. Atualmente, o município distribui cerca de 9 milhões de litros de água potável por mês por meio de carros-pipa, volume que pode chegar a 10 milhões caso a seca se prolongue.

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista.

Foto: Reprodução/PMVC.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas