Waldenor e Wagner Alves lideraram votação em Conquista, mas ficaram sem mandato; Confira o desempenho dos demais

Resultados eleitorais em Vitória da Conquista nas eleições de 2026

Levantamento mostra os dez candidatos mais votados na cidade para deputado federal e estadual; Zé Raimundo, Fabrício e outros nomes garantiram vagas na Assembleia e na Câmara

Os candidatos Waldenor Pereira (PT) e Wagner Alves (União Brasil) foram os mais votados em Vitória da Conquista para deputado federal e estadual, respectivamente, nas eleições de 4 de outubro de 2026. Apesar da liderança nas urnas do município, os dois ficaram na suplência e não conseguiram se eleger.

Waldenor recebeu 33.269 votos em Conquista e encerrou a disputa com 96.378 votos em toda a Bahia. Já Wagner Alves obteve 33.397 votos na cidade e 53.451 no estado.

Os números mostram uma diferença importante entre a preferência dos eleitores conquistenses e o resultado final das eleições proporcionais, nas quais as vagas são distribuídas considerando a votação dos partidos e federações em todo o estado.

Deputados estaduais: Wagner liderou, mas Zé Raimundo e Fabrício foram eleitos

Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Wagner Alves foi o mais votado em Vitória da Conquista, com 33.397 votos.

O deputado Zé Raimundo (PT) apareceu em segundo lugar, com 27.715 votos na cidade. Ele conquistou a reeleição com 74.853 votos em toda a Bahia.

Fabrício Falcão (PCdoB) foi o terceiro colocado em Conquista, com 21.456 votos, e também garantiu mais um mandato, somando 64.755 votos no estado.

O ex-prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), ficou em quarto lugar na votação municipal, com 17.791 votos. Apesar de alcançar 56.183 votos na Bahia, não conseguiu uma vaga e ficou na suplência.

Doutora Lara (Republicanos) recebeu 10.415 votos em Conquista e também terminou como suplente.

Tiago Correia (PSDB), sexto colocado na cidade, com 7.238 votos, conseguiu se eleger deputado estadual. No conjunto dos municípios baianos, recebeu 65.969 votos.

Os dez candidatos a deputado estadual mais votados em Vitória da Conquista

Posição Candidato Votos na cidade Resultado
1º Wagner Alves (União) 33.397 Suplente
2º Zé Raimundo (PT) 27.715 Eleito
3º Fabrício (PCdoB) 21.456 Eleito
4º Quinho (PSD) 17.791 Suplente
5º Doutora Lara (Republicanos) 10.415 Suplente
6º Tiago Correia (PSDB) 7.238 Eleito
7º Diego Castro (PL) 5.852 Eleito
8º Dr. Marcos Adriano (PDT) 4.611 Suplente
9º Samuel Júnior (PL) 2.537 Eleito
10º Rowenna (PT) 2.501 Eleita

Entre os dez mais votados para deputado estadual na cidade, seis foram eleitos e quatro ficaram na suplência.

Deputados federais: Waldenor teve mais que o dobro dos votos da segunda colocada

Na disputa pela Câmara dos Deputados, Waldenor Pereira liderou com 33.269 votos em Vitória da Conquista. A diferença para a segunda colocada, Doutora Raissa Soares (PL), foi de 17.661 votos.

Raissa recebeu 15.608 votos na cidade e foi eleita deputada federal, com 162.370 votos em toda a Bahia.

Lúcia Rocha (MDB), que disputou a Prefeitura de Vitória da Conquista em 2024, ficou na terceira posição, com 12.159 votos. Ela encerrou a disputa estadual com 13.500 votos, ficando na suplência.

Roberta Roma (PL) apareceu em quarto lugar, com 8.522 votos, e foi eleita. Delegada Gabriela (PV), com 8.201 votos, e Diogo Azevedo (PSDB), com 5.910, terminaram como suplentes.

Jorge Solla (PT), que recebeu 5.467 votos em Conquista, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados ao alcançar 152.049 votos no estado.

Os dez candidatos a deputado federal mais votados em Vitória da Conquista

Posição Candidato Votos na cidade Resultado
1º Waldenor (PT) 33.269 Suplente
2º Doutora Raissa Soares (PL) 15.608 Eleita
3º Lúcia Rocha (MDB) 12.159 Suplente
4º Roberta Roma (PL) 8.522 Eleita
5º Delegada Gabriela (PV) 8.201 Suplente
6º Diogo Azevedo (PSDB) 5.910 Suplente
7º Jorge Solla (PT) 5.467 Eleito
8º Carlos Muniz (PSDB) 5.022 Eleito
9º Capitão Alden (PL) 4.299 Eleito
10º Alice Portugal (PCdoB) 4.208 Eleita

Dos dez candidatos a deputado federal mais votados em Vitória da Conquista, seis foram eleitos e quatro ficaram na suplência.

Por que os mais votados na cidade não foram eleitos?

Diferentemente das eleições para prefeito, governador ou presidente, a escolha de deputados federais e estaduais segue o sistema proporcional.

Nesse modelo, a votação individual é importante, mas não determina sozinha quem conquista uma vaga. O resultado depende também da quantidade de votos recebidos pelo partido ou federação, da distribuição das cadeiras e das regras eleitorais.

Além disso, a disputa ocorre em todo o estado. Um candidato pode liderar a votação em Vitória da Conquista e não alcançar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.

Foi o que aconteceu com Waldenor e Wagner Alves. Os dois tiveram a preferência do eleitorado conquistense em suas respectivas disputas, mas não conseguiram votos suficientes, consideradas as regras do sistema proporcional e os resultados de suas legendas, para garantir um mandato.

O levantamento considera os votos nominais válidos registrados em Vitória da Conquista no primeiro turno das eleições de 2026. Os resultados eleitorais apresentados correspondem à totalização consultada, podendo sofrer alterações em decorrência de decisões da Justiça Eleitoral.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Levantamento e conferência: Blog do Caique Santos.

Confira os dados do levantamento

Os resultados podem ser consultados no portal oficial de resultados do TSE. Selecione as eleições de 2026, o primeiro turno, a Bahia, o município de Vitória da Conquista e o cargo desejado.

Arquivos oficiais utilizados na conferência:

Os arquivos técnicos estão em formato JSON. A votação municipal permite conferir a ordem dos candidatos em Conquista; a totalização estadual informa os votos na Bahia e a situação de eleito ou suplente.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas