O desfecho da operação para desarmar e deter o soldado Wesley Soares, lotado na 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itacaré, que surtou na tarde deste domingo (28) na Barra, em Salvador, gerou revolta e críticas de policiais militares , civis da Bahia e até mesmo da PRF.
PM´s compartilham outas operações para argumentar que o desfecho na Bahia foi precipitado
“Vá com Deus irmão Wesley, nem mesmo assim conseguiram tirar seu Brilho e honestidade” – disse um PM em mensagem no WhasApp
De acordo com áudios e vídeos que chegaram à redação do BCS, colegas de farda e outros policiais que acompanharam a ação, acreditam que o BOPE deveria ter esperado mais tempo para vencer Wesley pelo cansaço psicológico e físico ou imobilizá-lo com arma não letal.
Nossa fonte na PM diz que o estado de Wesley é grave. Ele está no HGE.
Wesley Soares, 72ª CIPM Itacaré
O deputado estadual Soldado Prisco (PSC) , protestou hoje (28) contra a ação da policial militar. Para Prisco, a ação foi truculenta e desnecessária. “Por mim, parava tudo [operação da PM]. O que fizeram não tem lógica. O governo que prega direitos humanos massacrou o policial. O PM estava doente. Não tinha necessidade disso, na Barra, coração de Salvador. O governo tem que ser responsabilizado. Prega direitos humanos e fez isso”, bradou, ao Política Livre.
“Os Policiais estão revoltados com o desfecho da situação, uma vez que não tinha refém, a área estava toda isolada, sem perigo a terceiros, daí então se poderia ter utilizado o dardo tranquilizante” – diz outra mensagem encaminhada via whatsapp nos grupos dos PM´s
POLICIAIS CIVIS EMITEM NOTA DE REPÚDIO CONTRA O BOPE
Confira a íntegra: Os Policiais Civis e sua Entidade de classe “SINDPOC”, estão indignados com o desfecho dessa negociação desastrosa do Bope que feriu gravemente o policial.
Esse profissional em visível surto psicótico não oferecia nenhum risco a terceiros, cabia aos negociadores do Bope o isolamento do local, aguardar o esgotamento físico do colega, localizar a família para salvar um guerreiro combatente contra o crime.
Esse episódio do surto do PM denúncia as péssimas condições de trabalho imposta aos trabalhadores, falta de valorização salarial, excesso de cobranças por produtividade e operações, além de uma exposição a pandemia do Covid-19 dos Profissionais de segurança pública, inimaginável que abalam o emocional do policial que vive o medo de ser contaminado e levar para o seu lar.
Diante desse cenário, pedimos que os Policiais Civis fiquem em Estado de alerta, podemos com as demais Entidades de classe deflagrar uma mobilização a qualquer momento.
Além disso, temos próxima quarta-feira uma assembleia extraordinária que pode deflagrar diversas mobilizações por respeito e valorização.
Basta de humilhações, só a luta muda nossa realidade.
Eustácio Lopes Presidente do SINDPOC
Nossa redação entrou em contato com a Agência de Comunicação do governador Rui Costa.
LEIA A NOTA DA SSP-BA
Um policial militar foi baleado na noite deste domingo, 28, durante um surto psicótico no bairro da Barra, em Salvador. O soldado Wesley Soares, lotado na 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itacaré, no sul do estado, disparou em direção aos policiais e, em seguida, foi alvejado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ocorrência se iniciou às 14h, quando o militar chegou armado com fuzil e pistola, na Barra. Sofrendo um suposto surto psicótico, o soldado chegou ao local após perseguição policial e invadiu o gramado em frente ao Farol. Após descer do veículo, ele começou a dar tiros para cima.
Ainda conforme a pasta, às 18h35, o militar iniciou uma contagem e disparou com um fuzil calibre 5,56, durante as negociações. Ferido por pelo menos 10 tiros, o agente foi cercado por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), sendo encaminhado, posteriormente, ao Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde não foi informado.
Além do Bope, participaram da ação o Batalhão de Choque, Esquadrão Águia, além de integrantes da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), incluindo a Superintendência de Inteligência (SI). Na ação, filmada por jornalistas e moradores da Barra, foram ouvidos mais de 20 disparos.
“Os Policiais do Brasil sobretudo são SERES HUMANOS, e infelizmente estão ADOECIDOS, as autoridades competentes desconhecem ou fingem que não conhecem essa triste realidade nas Polícias do Brasil.
Todo esse comportamento de desequilíbrio emocional é fruto da Atividade Laboral de Alto Risco e Insalubre, que a torna ALTAMENTE ESTRESSANTE, e mais, aliado a BAIXÍSSIMA REMUNERAÇÃO, FALTA de Valorização Profissional, FALTA de EXPECTATIVA na Carreira Policial, muitos Policiais estão com DÍVIDAS a pagarem, além de sofrerem Assédio Moral dentro da própria Instituição Policial”. TEXTO QUE CIRCULA NOS GRUPOS DE PM´s
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), manifestou publicamente seu descontentamento com a postura da cantora Ana Castela durante sua apresentação no São João do município. De acordo com ele,
“Serei sempre fiel e obediente ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro, à Santa e Apostólica Igreja de Roma, a ti, Sumo Pontífice, e a teus legítimos sucessores. Assim me ajude Deus Onipotente”.
Em gesto de apoio e reconhecimento ao trabalho dos servidores, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, sob a presidência de Ivan Cordeiro (PL), efetuou o pagamento antecipado dos salários
Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para inscrições nos programas CNH da Gente e CNH na Escola, iniciativas do Governo da Bahia que oferecem carteira de motorista gratuita para estudantes
Agentes do Simtrans registraram, por volta das 22h desta quarta-feira (5), uma colisão entre dois veículos no cruzamento das avenidas Laura Nunes e Eduardo Campos, no bairro Boa Vista, em
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Boa Nova, cumpriu nesta terça-feira (18) um mandado de prisão preventiva contra R.S.L.A, de 39 anos, acusado de envolvimento
As buscas por Fábio de Araújo Silva, servidor da Prefeitura de Vitória da Conquista desaparecido desde o dia 20 de junho, ganharam um novo desdobramento nesta quarta-feira (2). Um capacete
Familiares, amigos e colegas de trabalho de Fábio de Araújo Silva, servidor público da Prefeitura de Vitória da Conquista desaparecido desde o dia 20 de junho, seguem mobilizados na tentativa
Vitória da Conquista, BA – Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta terça-feira (1º), por volta das 16h30, na rodovia BA-262, no trecho entre Vitória da Conquista
Familiares, amigos e colegas de trabalho de Fábio de Araújo Silva, servidor público da Prefeitura de Vitória da Conquista desaparecido desde o dia 20 de junho, organizaram um mutirão solidário
Três homens ainda não identificados são procurados pela polícia após cometerem um grave crime de violência sexual na manhã desta terça-feira (1º), em Vitória da Conquista. A vítima, uma mulher
Um homem de 66 anos foi encontrado morto após se afogar em uma barragem localizada na Fazenda Riachão, zona rural do município de Aracatu, na tarde desta segunda-feira (30). A