Em entrevista exclusiva ao Programa BOM DIA CONQUISTA, apresentado pelo jornalista Caique Santos na Rádio Melodia FM (87,9), Sérgio Luiz, professor e presidente da Associação dos Docentes da Uesb – ADUSB, diz que a atitude do Reitor Paulo Roberto em vetar a decisão do Conselho Universitário – CONSU, é inédita na história de todas as Universidades da Bahia e demonstra falta de respeito à democracia da Instituição.
A Adusb entrou com um mandado de segurança para barrar o veto do Reitor e aguarda o julgamento do mérito que ainda não saiu. Em sua fala, Sérgio Luiz diz que o mandato de segurança “é contra o veto do Reitor e não contra o Reda”, e que o veto “mexe com a democracia interna da Universidade”.
A decisão do Reitor anulou a decisão do Consu e segundo Sérgio, o veto pode suspendê-la, invalidá-la.
Nossa reportagem buscou uma entrevista com o Reitor Paulo Roberto a Assessoria de Comunicação da Uesb disse não ser possível.
Entenda o caso
Alegando ter pouco tempo para organizar um concurso público com provas, o Reitor aprovou um edital em que os candidatos precisam apenas apresentar títulos (currículo) que geram uma pontuação com critérios obscuros. O Conselho Universitário votou pelo cancelamento do Reda, por entender que o regulamento determina que este tipo de concurso necessita que também haja uma prova de conhecimentos específicos. O Reitor derrubou o veto e prosseguiu com o Reda, convocando os aprovados. A Adusb e Consu se uniram para tentar derrubar o veto do Reitor, sob a alegação de que o mesmo fere a democracia da autarquia e o regimento. Os concursados também estão mobilizados para tentar garantir judicialmente suas convocações e apoiam a decisão do Reitor.
Ouça a entrevista completa