Seu celular vai tocar: Alerta de emergência será testado em Vitória da Conquista

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No dia 14 de junho, moradores de Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália devem ficar atentos: seus celulares poderão tocar mesmo em modo silencioso. O motivo é um teste do novo sistema nacional de alertas de emergência, o Defesa Civil Alerta, que será realizado em toda a região Nordeste.

Coordenado pela Defesa Civil Nacional e Anatel, com apoio das operadoras Algar, Claro, Tim e Vivo, o sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que envia mensagens de alerta para todos os aparelhos conectados às redes 4G ou 5G de uma determinada área. O alerta sonoro aparecerá na tela do telefone interrompendo qualquer atividade — mesmo sem necessidade de cadastro ou aplicativo instalado.

A iniciativa marca o início oficial da operação do sistema no Nordeste. O Defesa Civil Alerta já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste, onde mais de 370 mensagens de emergência foram emitidas desde dezembro de 2023, ajudando a população em situações como chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos.

Os servidores da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Vitória da Conquista estão sendo capacitados para a utilização do sistema “Defesa Civil Alerta”, que permitirá um atendimento mais rápido à população de áreas de risco. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, e o serviço poderá ser acionado através da Web, por Smartphones via: SMS, Whatsapp, Telegram e até por TVs por assinatura.

O sistema servirá para enviar alertas e recomendações de proteção de forma imediata e direta aos celulares dos cidadãos, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência. No sábado (14), será realizada uma simulação do envio de alertas, marcando o início dos preparativos da Defesa Civil Municipal no atendimento das chamadas.

A coordenadora municipal da Defesa Civil, Rosângela Freitas, destacou a importância da capacitação e comemorou a adesão pelo município. “Estamos sendo treinados para utilizar essa nova interface, que vai nos ajudar a comunicar de forma mais rápida e eficiente com a população. Essa ferramenta é inovadora e vai melhorar significativamente o nosso atendimento e a prevenção de desastres”, afirmou Rosângela.

De acordo com o engenheiro da Defesa Civil Municipal, Gabriel Queiroz, os alertas serão classificados de acordo com o nível de risco, que varia do verde, representando normalidade, ao vermelho, indicando maior urgência. “Essa classificação nos ajudará a disparar alarmes e mensagens conforme a gravidade da situação”, explicou Gabriel.

Canais de prestação do Defesa Civil Alerta:

Mensagens SMS: Envie mensagem para o número 40199, com o CEP da área de interesse.

Aplicativo WhatsApp: Cadastre o número 61 2034-4611 ou clique em https://wa.me/556120344611, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.

Aplicativo Telegram: Procure o contato “Defesa Civil Alertas”, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.

TV por assinatura: Os avisos e alertas da Defesa Civil surgem automaticamente durante a programação das TVs por assinatura.

Segundo Heber Santana, superintendente da Defesa Civil da Bahia:

“Queremos que a população esteja informada e compreenda que se trata de um teste importante, que vai preparar o estado para responder com mais agilidade a desastres naturais.”

🔍 Como funciona o sistema de alerta de emergência por celular

  • Tecnologia: Cell Broadcast

  • Requisitos: Celulares conectados às redes 4G ou 5G

  • Como funciona: A mensagem de alerta é enviada para todos os dispositivos em uma área específica, emitindo um som alto mesmo com o celular no modo silencioso

  • Objetivo: Informar rapidamente a população sobre riscos como chuvas fortes, enchentes, deslizamentos e outros desastres

A recomendação é que moradores fiquem atentos e compartilhem a informação com amigos e familiares, para que o maior número de pessoas esteja ciente. O teste é fundamental para garantir que, em uma situação real, o alerta chegue com eficiência e rapidez.

📲 Mais informações sobre o teste estão disponíveis no site da Defesa Civil e na matéria do Sociedade Online.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas