Alunos de Cinema da Uesb são selecionados em festival nacional de curtas
“Makena”, um curta metragem experimental, criado e produzido por estudantes do curso de Cinema e Audivoisual da Uesb, tem sido bem recepcionado nos festivais que participa. A produção é resultado de um trabalho realizado para a disciplina de “Fotografia e Iluminação”, ministrada pelo professor Rogério Luiz Silva de Oliveira, em 2022. Agora, “Makena” está em exibição na Lift-Off Global Network, uma mostra de cinema alternativa no Reino Unido, e acaba de entrar na seletiva popular do 17º Festival Taguá de Cinema.
Disponível para ser assistido no site do Festival, o curta concorre na votação popular, que está aberto até o dia 16 de maio. O filme mais curtido participará da Mostra Competitiva, que será realizada no Sesc Taguatinga, em Brasília, de 7 a 10 de junho.
Sobre o curta – A produção é um ensaio inspirado na história de superação, amor e dor de uma jovem elefanta resgatada por protetores da vida selvagem no Quênia quando tinha apenas 7 semanas de idade. Ela recebeu o nome do lugar onde foi encontrada, que, na língua Kikuyu, significa feliz.
A história revela ainda que a mãe de Makena, provavelmente, foi caçada e morta por algum contrabandista de marfim. Em 2021, já em sua fase adulta, deu à luz Mumo, uma elefantinha que viveu somente 14 dias. Arno Bukanowsky, roteirista e diretor do curta, revela que a produção busca, através de um ensaio de dança, contar um pouco dessa história.
Ele lembra que o tema foi escolhido a partir da tomada de conhecimento da história de Makena. “Sou apoiador voluntário da causa animal, especialmente dos elefantes, colaborando em projetos que atua no resgate desses animais mantidos em cativeiro, em circos e em zoológicos da América do Sul. Assim, o curta é uma maneira de lembrar e homenagear essas vidas que sofrem por causa do egoísmo de uma humanidade que não consegue se harmonizar com a natureza”, conta o estudante.
Além de Arno, também participaram da produção do curta estudantes Gabriel Bellacqua, Rayssa Dandara e Michele Aguiar, todos do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. De acordo com os estudantes, a obra foi inscrita em diversos festivais no Brasil e no mundo, e ainda aguardam a divulgação de resultados com a expectativa e possibilidade de ser selecionado em outros eventos. Até o momento “Makena” já foi submetido para mais de 180 festivais.