O antigo aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo em Vitória da Conquista está entre os 483 imóveis abandonados ou inutilizados que o governo federal incluiu no Programa de Democratização dos Imóveis da União, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 26.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, explicou que a ideia é criar uma função social para os imóveis públicos sem utilização. Ela ressaltou que imóveis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também estão em análise.
“Nós vamos chamar o setor privado para fazer uma espécie de permuta. Trocando patrimônio por patrimônio. Um patrimônio que não teria função social, mas que o setor privado poderá ajudar com investimentos”, disse.
Com o programa intitulado Imóvel da Gente, o governo vai ceder ou fazer permutas de áreas para a construção de moradias populares ou de empreendimentos de uso social, como escolas ou unidades de pronto atendimento.
No caso do antigo aeroporto de Conquista, o governo Lula pretende celebrar um novo acordo para definir uma proposta de empreendimento.
O governo federal estima que a destinação deve ser implementada até 2026.
Com informações do G1/CNN