Após denúncias e mortes de cavalos, Prefeitura anuncia reforma do ‘curral municipal’ e parceria com a UniFtc

O Curral Municipal de Vitória da Conquista, apelidado até de “campo de concentração”, finalmente passará por uma reforma estrutural e na maneira de cuidar dos animais. Depois de muitas denúncias de maus tratos, crueldade, imundície e mortes desnecessárias de cavalos, a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou as mudanças.
Uma parceria entre o poder público municipal, UniFTC, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária vai propiciar um melhor cuidado com os animais de grande porte apreendidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Diariamente, os animais que estiverem no curral municipal terão suas condições de saúde avaliadas pela equipe da faculdade.
O curral, localizado a cerca de 12 km da zona urbana de Vitória da Conquista, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Militar, na BA-262, já está passando por modificações, com a instalação de piquetes para dividir os espaços internos, melhorando a utilização do espaço físico até que o local possa ser ampliado.
Um dos setores, por exemplo, vai abrigar os animais recém-chegados ao curral. Esse espaço deverá permitir que os animais sejam examinados sem que os profissionais de saúde corram qualquer risco. Se for detectado algum tipo de enfermidade, o animal será colocado em isolamento. Caso contrário, será encaminhado a outra parte do curral, onde permanecerá até que os proprietários apareçam para retirá-los – nesse caso, após o pagamento de multa. Se os donos não aparecerem após um prazo de sete dias, os animais são destinados à doação.
Assim que a reforma estiver concluída, os animais apreendidos só serão liberados com a prescrição de medicamentos, caso seja necessário. E, se houver a constatação de maus-tratos, os donos poderão ser autuados.
População pode informar
A Sesep informou que mantém uma equipe em constante ronda pelas ruas e avenidas de Vitória da Conquista, à procura de animais de grande porte abandonados. Mas a população também pode informar se encontrar algum nas vias públicas. Basta entrar em contato com a Sesep pelos telefones (77) 3424-7009 e (77) 3424-7010.