O tratamento com Cannabis medicinal, ou Maconha, já é realidade para moradores de Vitória da Conquista e de outras cidades do entorno. Uma Associação Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio a Pacientes de Cannabis Medicinal, a SATIVAMENTE, oferece todo o suporte para qualquer pessoa que precise, com urgência ou não, desde cultivar a planta, até comprar o óleo derivado da Cannabis.
De acordo com Ricardo Gusmão, coordenador da Associação Sativamente em Vitória da Conquista, o espectro de atuação do grupo é apenas para o que se relaciona com tratamento médico, o uso para fins recreativos não conta com o suporte dos especialistas, pelo menos, não neste momento.
“A SativaMente, fundada em julho de 2023 por pais, parentes e pacientes de cannabis medicinal, tem como principal objetivo educar, esclarecer e desmistificar a maconha, facilitando o acesso a serviços e produtos necessários para pacientes, cuidadores e familiares. A associação trabalha para promover políticas públicas que permitam a distribuição gratuita de fitofármacos derivados da maconha pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, oferece apoio técnico e jurídico para pacientes que buscam autorização judicial, via habeas corpus preventivo, para produzir seu próprio medicamento por meio de cultivo doméstico. A SativaMente também realiza mutirões com taxas sociais para proporcionar atendimento médico, psicológico e agronômico aos interessados”, diz a nota enviada com exclusividade para a nossa reportagem.
Os serviços incluem:
Apoio Jurídico: Representação legal especializada para concessão de habeas corpus e orientação sobre legislação relacionada.
Assistência Agronômica: Elaboração de laudos e planos de cultivo personalizados para solicitações de habeas corpus.
Apoio Psicoterapêutico: Aconselhamento psicológico e suporte emocional para pacientes e familiares.
Assistência Médica e Fisioterapêutica: Consultas com médicos especializados, fisioterapeutas e acupunturistas.
“A SativaMente, como Associação Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio a Pacientes de Cannabis Medicinal, tem como objetivo realizar pesquisas e informar seus membros e a sociedade sobre temas relacionados às plantas do gênero Cannabis, abordando diversas perspectivas culturais, incluindo aspectos científicos, educacionais, sociais, industriais, ambientais, religiosos, espirituais, médicos e legai”, diz a nota.
A SATIVAMENTE, diz ainda que busca defender os direitos humanos dos usuários de Cannabis, promover a redução de danos associados ao seu uso, desenvolver a cooperação e solidariedade, desconstruir a percepção criminal sobre a Cannabis, apoiar atividades socioambientais, culturais, científicas, esportivas, educacionais e de lazer de interesse público, promover o bem-estar social dos associados, desenvolver aspectos econômicos e culturais na área de atuação da associação, buscar recursos e firmar convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas”.
A função da Associação, de acordo com os profissionais envolvidos na direção, “é realizar todas as atividades como pesquisa, informação, defesa de direitos, promoção da saúde, desenvolvimento comunitário, articulação com órgãos públicos e privados, arrecadação de recursos, elaboração e execução de projetos, contratação de serviços assistenciais, desenvolvimento de ações de preservação e incentivo a práticas artístico-culturais, difusão da ética, paz, direitos humanos, entre outros”.