Ir para o conteúdo
  • Início
  • Sobre o Autor
  • Categorias
    • Acidente
    • Ação Social
    • Polícia
    • Saúde
    • Política
    • Vitória da Conquista
    • Saúde
    • Polícia
    • Agro
    • Cultura
    • Educação
    • Política
    • Transporte
    • Trânsito
    • Água
    • Apagão
    • Astronomia
    • Barra do Choça
    • Brumado
    • Chuvas
    • Ciência
    • Clima
    • Combustível
    • Comunicação
    • Contrabando
    • Cultura
    • Desaparecido
    • Destaque
    • Destaques
    • Direito
    • Economia
    • Agricultura
    • Educação
    • Eleições
    • Empregos
    • Energia Elétrica
    • Energia Solar
    • Entrevista
    • Esporte
    • Festival de Inverno
    • Geral
    • Governo Bahia
    • Governo Federal
    • Guanambi
    • Guerra
    • Impostos
    • Imprensa
    • Incêndios
    • Informe Publicitário
    • Internacional
    • Jogos
    • Justiça
    • Leilão
    • Luto
    • Manifestações
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade Urbana
    • Obras
    • Opinião
    • Polícia
    • Política
    • Profissões
    • Eleições
    • RÁDIO CHOFER
    • Redes Sociais
    • Religião
    • Saúde
    • Seca
    • Sem categoria
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Transporte
    • Turismo
    • Utilidade Pública
    • Vitória da Conquista
    • Previdência
  • Contato
  • Início
  • Sobre o Autor
  • Categorias
    • Acidente
    • Ação Social
    • Polícia
    • Saúde
    • Política
    • Vitória da Conquista
    • Saúde
    • Polícia
    • Agro
    • Cultura
    • Educação
    • Política
    • Transporte
    • Trânsito
    • Água
    • Apagão
    • Astronomia
    • Barra do Choça
    • Brumado
    • Chuvas
    • Ciência
    • Clima
    • Combustível
    • Comunicação
    • Contrabando
    • Cultura
    • Desaparecido
    • Destaque
    • Destaques
    • Direito
    • Economia
    • Agricultura
    • Educação
    • Eleições
    • Empregos
    • Energia Elétrica
    • Energia Solar
    • Entrevista
    • Esporte
    • Festival de Inverno
    • Geral
    • Governo Bahia
    • Governo Federal
    • Guanambi
    • Guerra
    • Impostos
    • Imprensa
    • Incêndios
    • Informe Publicitário
    • Internacional
    • Jogos
    • Justiça
    • Leilão
    • Luto
    • Manifestações
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade Urbana
    • Obras
    • Opinião
    • Polícia
    • Política
    • Profissões
    • Eleições
    • RÁDIO CHOFER
    • Redes Sociais
    • Religião
    • Saúde
    • Seca
    • Sem categoria
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Transporte
    • Turismo
    • Utilidade Pública
    • Vitória da Conquista
    • Previdência
  • Contato
Search

Até quando a Prefeitura de Conquista vai enrolar para fazer a licitação do transporte público?

  • 04/02/2021
  • às 23:48
  • Por Caique Santos

Por Caíque Santos

Na fotomontagem: Acidentes com empresas Rosa e Atlântico a serem investigados; Jackson Yoshiura – Secretário de Mobilidade Urbana, responsável pelas contratações das empresas e da nova licitação.

 

Até quando uma cidade do porte de Vitória da Conquista, BA, continuará “torrando” o dinheiro público em aluguel de empresas “emergencialmente” e prometendo “em breve” a nova licitação? Enquanto o transporte clandestino aumenta, a prefeitura permanece letárgica, enquanto a cidade se torna a cada dia menos atrativa em um mercado em que as todas as empresas estão em crise.

Qual empresa vai querer vir para a cidade? E se a licitação der vazia? Em que pé anda essa licitação? No próximo dia 20 de março o prefeito passa a correr risco de sofrer ação por parte do MP-BA caso não encerre os contratos emergenciais e faça a licitação.

E a Câmara de Vereadores? Quando vai cobrar essa e outras demandas do transporte público?

E a propósito, qual foi o resultado das investigações sobre a série de acidentes ocorridos com as empresas na época das eleições 2020?

Muitas perguntas, poucas respostas.

 

Confira abaixo a informativa reportagem:

 

Vitória da Conquista aguarda licitação do transporte coletivo há mais de dois anos

 PUBLISHED DATE:QUINTA-FEIRA, 4 FEVEREIRO 2021  LEAVE A COMMENTON VITÓRIA DA CONQUISTA AGUARDA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO HÁ MAIS DE DOIS ANOS

Considerando a data em que o prefeito Herzem Gusmão decretou a primeira emergência no transporte coletivo e rescindiu o contrato com a Viação Vitória, em agosto de 2018, já se passaram mais de 29 meses – ou 885 dias hoje (4). O prazo de emergência, ao fim do qual deveria ser contratada uma nova empresa, a partir de uma concorrência pública, deveria ser de apenas 180 dias. Este enredo tem três inícios.

1º. A Prefeitura deveria ter feito licitação para substituir a Viação Vitória, que teve seu contrato rescindido em agosto 2018. Optou, em um primeiro momento, por um contrato verbal com a Viação Cidade Verde, que durou cerca de um ano.

2º. Quando a Cidade Verde deixou de operar as linhas do lote da Vitória, a Prefeitura já deveria ter feito licitação para uma nova empresa, pois dava tempo. Não fez. Alugou ônibus da Viação Rosa e passou a operar diretamente as linhas. Ou quase diretamente.

3º. Depois, foi a Cidade Verde que teve de sair, em razão de decisão judicial em ação de fraude movida pelo ex-vereador Arlindo Rebouças. Isso aconteceu em outubro do ano passado. A Prefeitura, mais uma vez, optou por alugar ônibus, desta vez da Viação Atlântico.

Já a licitação se perdeu nas curvas de reuniões, audiências públicas, planos diversos feitos por consultorias e, um claro desinteresse da administração, que age livremente, sem ser incomodada por nenhum dos órgãos em encarregados de fiscalizar o cumprimento da lei e cobrar que a concorrência seja feita. A lista inclui Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Transportes (se é que ainda existe).

Não que a administração municipal tenha deixado de fazer algo em relação à licitação para o transporte coletivo. No dia 9 de junho de 2018, dois meses antes de ser instalado o caos causado pela saída da Viação Vitória, um decreto do prefeito Herzem Gusmão, determinava ”nova licitação para o lote de transporte coletivo de passageiros, objeto do contrato de concessão nº 02/2014, firmado entre o Município e a Cidade Verde Transportes Rodoviários Ltda., em cumprimento de sentença judicial nos autos da Ação Popular nº 0501761-94.2013.8.05.0274”.

Mas, a empresa ficou por uma liminar e por manifestação de desejo do prefeito Herzem Gusmão, diante da necessidade de ter a Cidade Verde cobrindo o buraco da má gestão na relação com a Vitória. A ideia da licitação se resumiu ao decreto.

Um decreto do mesmo tipo, mas ampliando para uma licitação para a totalidade do sistema, visando substituir as duas empresas que operam com o aluguel dos ônibus, foi publicado no dia 4 de setembro do ano passado, novamente tendo como fator determinante decisão judicial na mesma ação, desta vez transitada em julgado, retirando a Cidade Verde do sistema municipal de transporte.

De lá para cá, cinco meses depois, nada mais foi feito.

O QUE DIZ A LEI

O instrumento legal que rege as licitações no Brasil é a Lei nº 8.666/93, denominada de Lei das Licitações e é ela que define os prazos para aquisição de bens e contratação de serviços, inclusive aquilo que se compra ou se contrata de forma emergencial. A 8.666/93 contém disposto que autoriza o gestor a fazer contratação bens e serviços diretamente, sem licitação.

Está no artigo 24, inciso IV:

É dispensável a licitação:

(…)

IV – nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

Nada mais claro: 180 dias, sem prorrogação ou renovação. Várias decisões de tribunais superiores solidificam a restrição legal. “A contratação emergencial destina-se somente a contornar acontecimentos efetivamente imprevistos, que se situam fora da esfera de controle do administrador e, mesmo assim, tem sua duração limitada a 180 dias, não passíveis de prorrogação (art. 24, inciso IV, da Lei 8.666/1993)”. Acórdão 4570/2014-Primeira Câmara. Relator: JOSÉ MUCIO MONTEIRO

“É possível a prorrogação contratual emergencial acima de 180 dias, em hipóteses restritas, resultantes de fato superveniente, e desde que a duração do contrato se estenda por lapso de tempo razoável e suficiente para enfrentar a situação emergência”l. Acórdão 1801/2014-Plenário. Relator: RAIMUNDO CARREIRO

Os exemplos de decisão utilizados acima são do Tribunal de Contas da União (TCU) e, salvo melhor juízo, não ocorre interpretação diferente, embora julgadores e, como está claro neste caso de Vitória da Conquista, o TCM da Bahia, achem argumentos para flexibilizar. Em qualquer hipótese, no entanto, a duração da emergência no transporte coletivo em Vitória da Conquista, já em 29 meses, tendo como referência a data de 28 de agosto, é no mínimo, excessiva, a merecer atenção especial dos órgãos de fiscalização, principalmente porque é sabido que há condições reais para a realização da concorrência pública.

HISTÓRICO

No dia 28 de agosto de 2018, há dois anos, quatro meses e uma semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciava o encerramento do contrato com a Viação Vitória – depois de uma série de problemas para o usuário – e a assunção, pela Viação Cidade Verde, das linhas do lote 1, que eram atendidas pela empresa que teve o contrato rompido.

A Cidade Verde assumiu de forma emergencial até que a administração municipal contratasse, por meio de concorrência pública, outra empresa para o lugar da Vitória. Sob o manto da emergência, a Cidade Verde operou as linhas do Lote 1 integralmente até o início de abril, quando recusou cinco linhas deficitárias.

Desde então, o prefeito Herzem Gusmão decidiu que a própria Prefeitura operaria as linhas do lote que era da Vitória e, aos poucos, passou a alugar ônibus da Viação Rosa, de Sinop (MT), até afastar a Cidade Verde e assumir todas as linhas do lote 1 em agosto.

Neste tempo, a relação do governo municipal com a Cidade Verde piorou e a Prefeitura se juntou, como polo passivo, à uma ação judicial que acusava a empresa e a administração anterior de fraude na licitação. O desenlace se deu no dia 4 de setembro, na sequência de decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que condenou a empresa na ação e determinou o fim do contrato.

Um mês depois, já com Cidade Verde completamente fora, a Prefeitura firmou novo contrato emergencial, desta feita com a Viação Atlântico, que veio da capital do estado. Como no caso da Cidade Verde e da Viação Rosa, a nova empresa foi contratada por 180 dias (seis meses), como determina a lei das licitações.

A primeira ficou um ano, a segunda passa de 17 meses operando com ônibus alugados e a terceira, contratada no dia 6 de outubro, já passou da metade do prazo definido em lei. Ficará além por quanto tempo?

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Facebook Instagram X-twitter Youtube

Receba Notícias direto no seu Celular:

Grupo de notícias

Relacionadas

Secretaria de Saúde Organiza Atendimento por Risco do SUS
Saúde Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde Organiza Atendimento por Risco do SUS

A classificação de risco no Sistema Único de Saúde (SUS) é um procedimento obrigatório nos serviços de urgência e emergência (UPA e hospitais), regulamentado pelo Ministério da Saúde e pelo

Caique Santos
19 de fevereiro de 2026
Alerta:  Meteorologia prevê chuvas intensas em Vitória da Conquista até sexta-feira (27)
Clima

Alerta: Meteorologia prevê chuvas intensas em Vitória da Conquista até sexta-feira (27)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas que atingem Vitória da Conquista. O aviso começou na manhã desta segunda-feira (23) e segue válido até

Caique Santos
23 de fevereiro de 2026
Vitória da Conquista entra em alerta amarelo para chuvas intensas
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista entra em alerta amarelo para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em Vitória da Conquista. O aviso é válido para esta sexta-feira (20), com início

Caique Santos
19 de fevereiro de 2026
Prefeitura de Vitória da Conquista suspende cobrança da Tarifa de Pós-Utilização na Zona Azul por tempo indeterminado
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista suspende cobrança da Tarifa de Pós-Utilização na Zona Azul por tempo indeterminado

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou nesta segunda-feira (16), em edição extra do Diário Oficial, o Decreto nº 24.104, que suspende, por tempo indeterminado e em caráter imediato, a cobrança

Caique Santos
16 de fevereiro de 2026
Árvore de grande porte cai sobre carro em estacionamento de Vitória da Conquista
Clima

Árvore de grande porte cai sobre carro em estacionamento de Vitória da Conquista

Veículo ficou parcialmente destruído; apesar do susto, ninguém ficou ferido Vitória da Conquista (BA) — Uma árvore de grande porte caiu sobre um carro que estava estacionado em um estabelecimento

Caique Santos
28 de fevereiro de 2026
Hospital Unimec anuncia saída do SUS em VItória da Conquista
Saúde

Hospital Unimec anuncia saída do SUS em VItória da Conquista

O Hospital UNIMEC comunicou oficialmente o encerramento da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória da Conquista. A decisão, segundo a Prefeitura Municipal, foi motivada por

Caique Santos
7 de fevereiro de 2026

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Facebook Instagram X-twitter Youtube

Receba Notícias direto no seu Celular:

Grupo de notícias

Mais lidas

Noticias Recentes

Semdes Inicia Mutirão de Vistorias para Manutenção de Benefícios a Famílias Unipessoais

Fita Amarela promove ‘Pós-Carnaval 2026’ em Vitória da Conquista neste sábado (28)

Queda de árvore danifica diversos carros em condomínio no Candeias em Vitória da Conquista

Encontro dos Municípios Pactuados realizado em Vitória da Conquista no auditório Lúcia Dórea

Vitória da Conquista sedia Encontro Anual dos Municípios Pactuados da Saúde nesta sexta-feira (27)

Atualização do Cartão SUS no Facilita Saúde em Vitória da Conquista

Secretaria Municipal de Saúde reforça exigência de comprovante de residência para vinculação ao município

Decreto recomenda suspensão de eventos e uso de espaços públicos até quinta-feira
Chuvas

Decreto recomenda suspensão de eventos e uso de espaços públicos até quinta-feira

Após o alerta de “Grande Perigo” emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Prefeitura de Vitória da Conquista publicou o decreto nº 24.121/2026 recomendando a suspensão e o adiamento

Caique Santos
1 de março de 2026
Quedas de árvores, famílias desalojadas e interdições em Vitória da Conquista; Confira dados atualizados
Chuvas

Quedas de árvores, famílias desalojadas e interdições em Vitória da Conquista; Confira dados atualizados

As intensas chuvas que atingem Vitória da Conquista neste final de semana,  provocaram quedas de árvores de grande porte, interdições de vias, danos a veículos e deixaram famílias desalojadas e

Caique Santos
1 de março de 2026
Queda de árvore danifica diversos carros em condomínio no Candeias em Vitória da Conquista
Chuvas

Queda de árvore danifica diversos carros em condomínio no Candeias em Vitória da Conquista

Mais uma árvore de grande porte cai nas últiumas 48 horas em Vitória da Conquista. Na madrugada deste domingo (01) uma grande árvore despencou em cima de uma das garagens

Caique Santos
1 de março de 2026
Vitória da Conquista continua sob alerta para chuvas intensas e Prefeitura suspende aulas na zona rural
Geral

Vitória da Conquista continua sob alerta para chuvas intensas e Prefeitura suspende aulas na zona rural

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, afirmou neste domingo (1º) que o município permanece em estado de alerta por conta das fortes chuvas e que o período de

Caique Santos
1 de março de 2026
Prefeitura anuncia reorganização após saída do Hospital Unimec do SUS em Vitória da Conquista; Confira
Saúde

Prefeitura anuncia reorganização após saída do Hospital Unimec do SUS em Vitória da Conquista; Confira

A Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou neste sábado (28) uma nota oficial informando que reorganizou o fluxo de atendimento da rede municipal de saúde após a ruptura contratual com

Caique Santos
28 de fevereiro de 2026
Árvore de grande porte cai sobre carro em estacionamento de Vitória da Conquista
Clima

Árvore de grande porte cai sobre carro em estacionamento de Vitória da Conquista

Veículo ficou parcialmente destruído; apesar do susto, ninguém ficou ferido Vitória da Conquista (BA) — Uma árvore de grande porte caiu sobre um carro que estava estacionado em um estabelecimento

Caique Santos
28 de fevereiro de 2026

Noticias Relacionadas

CONTATO

(77) 98877-6918

[email protected]

REDES SOCIAIS

Instagram Facebook X-twitter Youtube

NOTÍCIAS RECENTES

Decreto recomenda suspensão de eventos e uso de espaços públicos até quinta-feira

1 de março de 2026

Quedas de árvores, famílias desalojadas e interdições em Vitória da Conquista; Confira dados atualizados

1 de março de 2026

Queda de árvore danifica diversos carros em condomínio no Candeias em Vitória da Conquista

1 de março de 2026

VITÓRIA DA CONQUISTA

Carnê de IPTU e documentos para solicitação de isenção em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista: proprietários de único imóvel podem pedir isenção do IPTU

25 de fevereiro de 2026
Mulheres participando de formação empreendedora em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista abre inscrições para programa Mulheres que Conquistam voltado ao empreendedorismo feminino

25 de fevereiro de 2026

Vitória da Conquista: Coordenação da Juventude abre turma intermediária de Libras para 50 Jovens

24 de fevereiro de 2026