A partir das 9h do próximo sábado (25), a Coordenação de Imunização vai realizar uma ação, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para vacinar os caminhoneiros no posto da PRF, na nova Unidade Operacional de Policiamento da PRF (que ainda está em fase de conclusão) próxima ao Atacadão.
Nesse período de pandemia, os caminhoneiros fazem parte de uma das categorias profissionais consideradas essenciais e, por isso, foram incluídos pelo Ministério da Saúde como público-alvo da segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Serão destinadas 500 doses da vacina contra a Influenza para os caminhoneiros.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Governo do Estado 6 mil doses de vacina. Por se tratar de um quantitativo pequeno, estão sendo vacinados ao longo desta semana, prioritariamente, os profissionais das forças de segurança e salvamento – que estão atuando na ponta da linha de risco –, além de trabalhadores e funcionários do sistema prisional e, no sábado, serão os caminhoneiros.
Na última quarta-feira (22), algumas doses também foram disponibilizadas nas unidades de saúde para imunização da população de outros grupos, como portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Ainda fazem parte do público-alvo da segunda fase: adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuário.
A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para nova distribuição de doses nas unidades de saúde da zona urbana e da zona rural do município.