Coelba flagra 2.000 “gatos de energia”, inclusive em restaurantes de Vitória da Conquista
Durante o ano de 2022, a Neoenergia Coelba identificou e removeu mais de 2.000 ligações irregulares em Vitória da Conquista, o que equivale a uma média de seis situações por dia na cidade. Ao todo, foram recuperados dois milhões de quilowatt/hora de energia, o suficiente para abastecer mais de 17 mil residências durante um mês.
Recentemente, a empresa identificou 02 ligações clandestinas em dois restaurantes no município de Vitória da Conquista, que juntas poderiam abastecer 1600 residências por um mês. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.
A distribuidora realizou cerca de 5.000 inspeções em 2022, usando tecnologia de drones e equipamentos avançados para identificar possíveis fraudes e aumentar a assertividade das operações. As ações de campo complementaram o trabalho de inteligência da empresa, resultando em um aumento de cerca de 40% nas ligações clandestinas removidas em relação a 2021.
O gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida, destacou a importância das novas tecnologias e equipamentos na detecção antecipada de possíveis alvos com fraude. Além disso, a distribuidora substituiu 175 mil medidores em toda a Bahia para inibir a prática ilegal do furto de energia.
A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é um risco para quem o realiza e para a população, além de prejudicar o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e interromper o abastecimento. A comunidade pode ajudar a identificar desvios e fraudes, fazendo denúncias anônimas pelo telefone 116 ou pelo site da empresa. Em 2022, a distribuidora e as Polícias Civil e Militar realizaram 108 operações em conjunto na Bahia, resultando na condução de 21 pessoas à delegacia.