Confira um balanço sobre a situação da zona urbana e rural após fortes chuvas em Vitória da Conquista
A Prefeitura de Vitória da Conquista está trabalhando em várias frentes para mitigar das fortes chuvas do domingo (21) e os impactos nas zonas urbana e rural. De acordo com uma verificação feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social, algumas áreas rurais foram mais afetadas do que outras. Além disso, medidas já estão sendo tomadas para a manutenção e a recuperação das vias. Presente nesta mobilização, o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, descreveu a situação preliminar das estradas rurais que ligam os principais distritos.
Ao norte do município, na região de José Gonçalves, o povoado de Lagoa do Arroz apresentou pequenos atolamentos, enquanto que em Muritiba será necessário refazer o trabalho com as manilhas. No mesmo distrito, em Itapirema, e no distrito de São Sebastião, a situação está estável e as estradas estão em boas condições.
Na região da sede do município, as estradas de Volta Grande, Estiva e São Domingos estão em bom estado, sem grandes problemas devido às chuvas.
Na estrada do Pradoso em direção à Gameleira, na região oeste, a situação também está favorável, sem grandes problemas após o temporal. Em Bate- Pé, foi constatada a presença de buracos e valetas nas imediações do Baixão. Entretanto, máquinas já estão a caminho para realizar os reparos necessários. Algumas árvores também caíram, mas a equipe da Semma já foi acionada. Em São Mateus, as estradas também estão em boas condições.
No distrito de Inhobim, ao sul, as chuvas foram mais brandas, o que resultou em um menor impacto nas estradas dessa região. A Limeira também foi visitada no decorrer desta segunda-feira e foram identificados dois pontos com erosão, que já estão passando por manutenção. O secretário ressalta a importância de os moradores da zona rural ficarem atentos às informações divulgadas pelos órgãos da Prefeitura e seguirem as orientações, a fim de evitar transtornos e garantir uma circulação segura durante este período chuvoso.
Segundo Breno, a SMDR continuará atuando para assegurar a qualidade das estradas e a comodidade dos usuários. “As máquinas estão trabalhando no dia de hoje para desobstruir, mas foram poucos os pontos que estão impedindo o ir e vir das pessoas. Temos seguido com a manutenção nas estradas que, apesar de alguns trechos mais complicados, conseguimos manter o devido controle”, salientou.
Os maiores desafios em relação à manutenção das condições das estradas se referem aos seus 2.600 quilômetros de extensão que, a efeito de comparação, superam a distância entre Vitória da Conquista e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (com 2.579,3 km via BR-381). A extensão da zona rural do município também compreende uma área superior a 3 mil quilômetros quadrados.
Segundo informações da Defesa Civil, choveu em poucas horas mais de 69mm, sendo que a previsão inicial era de apenas 3mm. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua na cor laranja que refere-se ao nível perigo. A chuva para essa semana está prevista entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Prefeitura está em alerta para eventuais chamados em decorrência da chuva e informa que, além do 199, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos números de celular (77) 98834-8844, 98852-2266 ou 98879-3361 ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070.