Por Caíque Santos
A UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com Serviços de Radioterapia do Hospital Samur foi entregue oficialmente na véspera do feriado da Proclamação da República, na terça-feira (14). Uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, Hospital Samur, Governo do Estado e Ministério da Saúde. A UNACON amplia substancialmente a assistência e tratamento oncológico em Conquista e região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive com leitos de UTI. Os recursos do Governo Federal, destinados a esses serviços somam aproximadamente R$ 9 milhões.
“Este serviço vai atender o sudoeste baiano, mais de 80 municípios, e até outras regiões como o norte de Minas Gerais. Estes pacientes terão uma melhor qualidade de vida e até uma sobrevida, pois será possível fazer diagnósticos precoces e um tratamento racional, bem executado”, disse o diretor geral do Samur, Sebastião Castro
Na oportunidade, o prefeito Herzem Gusmão lembrou o processo de implantação da Unacon e como ele ficou estagnado durante a gestão anterior. Ainda quando era deputado estadual, Herzem foi à Brasília em busca do credenciamento da Unidade: “E conseguimos em Brasília, com a intervenção do deputado federal Lucio Vieira Lima. Foi uma grande vitória entre outras vitórias alcançadas, este ano, na saúde do município”.
A solenidade contou com a ex-Secretária Municipal de Saúde, Suzana Ribeiro (representando o deputado federal Jorge Solla), Karol Rebouças, da Diretoria Regional de Saúde, vereadores, secretários municipais, imprensa – a maioria blogueiros e equipe de jornalismo da Rádio Clube FM – profissionais ligados à Saúde e convidados da sociedade conquistense.
– FOTOS
Tensão – Depois das denúncias do Deputado Jorge Solla contra o prefeito Herzem e sua equipe da Saúde e a resposta bélica do prefeito e sua secretária, a expectativa era de uma inauguração que poderia se transformar em um “ringue” com trocas de indiretas e diretas entre o prefeito peemedebista e o deputado petista. Por obra do acaso (ou não), Solla teve problemas no embarque e não pode ir. Mais uma “round” dessa luta acontecerá nesta quinta-feira (16). Jorge Solla convocou a imprensa para, segundo ele, desmentir mais uma vez Herzem e sua equipe.
Apesar do clima de disputa partidária pelo “pai da criança”, o Diretor do Samur, Sebastião Castro, enfatizou que a UNACON em Conquista era uma vitória dos pacientes. “O câncer não tem partido político. Isso é uma vitória de todos, aqui nós não levantamos nenhuma bandeira partidária. A doença não tem partido, tem pressa, e hoje é um dia para comemorar, todos juntos”, alertou Sebastião Castro, que salientou o empenho do ex-prefeito Guilherme Menezes, do deputado federal Jorge Solla e da ex-secretária municipal de saúde, Suzana Ribeiro.
A Unacon possui modernos equipamentos e tecnologias, além de recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes na região. O novo sistema conta ainda com registro de pacientes por meio de prontuários digitalizados e armazenados na Internet, nas chamadas nuvens. Isso facilita o acesso aos dados de pacientes e acelera também o atendimento e encaminhamento dos casos.
Fotos: D´Almeida (Tom Zé) /Com informações do Blog do Paulo Nunes e Blog do Rodrigo Ferraz