Conquista Moto Rock começa hoje e lança zine oficial
Começa hoje a quarta edição do Conquista Moto Rock, maior evento musical gratuito da região sudoeste. Iniciado em 2017, foi interrompido, como todos do gênero, pela pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021, retornando nesta quinta (15/09) e se estendendo até o domingo, mais amplo e integrando o Calendário Oficial do Município (Lei Municipal Nº 2.370, de 23 de dezembro de 2019), significando uma maior credibilidade junto aos apoiadores e estabilidade para a realização anual (sempre de quinta a domingo da terceira semana de setembro), movimentando consistentemente a economia local no período. A previsão de público para este ano é de 35 a 40 mil pessoas.
Moto e rock
O Festival une duas grandes frentes: o motociclismo, com o Encontro Nacional de Motociclistas, atraindo amantes das duas rodas vindos de todas as partes do país, de forma independente ou associada a moto clubes/grupos (MCs e MGs), estandes de concessionárias, serviços (borracharia e oficina), e o Poder Público agindo em prol da educação para o trânsito, como o Esquadrão de Motociclistas Falcão (PMBA), Polícia Rodoviária Federal e Simtrans (Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista). Haverá, ainda, como nos anos anteriores, estandes de gastronomia, cervejas artesanais e outros, mostrando o que a nossa região produz de melhor.
A outra é o rock, gênero musical historicamente ligado ao motociclismo pelos ideais de liberdade e rompimento com tudo o que soe antiquado e “engessante”, como se deu com a juventude dos anos 1950, que teve como grandes ícones comportamentais os atores James Dean, Marlon Brando e o cantor Elvis Presley, em negação às gerações anteriores, mais conservadoras e “carregadas” pelos traumas da Grande Guerra. Com o surgimento das culturas beat e hippie e a expansão do cinema, a associação entre música, motociclismo e a busca pela “liberdade sobre duas rodas” se solidificou, permanecendo até hoje. Neste ano serão 15 bandas no palco principal, 1 DJ (sábado e domingo) e mais uma apresentação acústica no lounge do evento (sábado). Todos os artistas são da própria cidade ou de outras no território baiano.
Novidades
A primeira grande novidade é a mudança de local: a área aberta do Boulevard Shopping, já se tornando tradicional em grandes eventos, em substituição ao Centro Cultural Glauber Rocha. Segundo a organização, o novo espaço, mais amplo, permite maior conforto, melhor disposição dos estandes e melhor acesso. A entrada continua gratuita e a Prefeitura, correalizadora, disponibilizou linhas especiais de ônibus para os quatro dias de evento. Haverá, ainda, área de camping, no Lomantão, próximo ao local.
A segunda é o lançamento da zine oficial do evento. Produzida pelo músico e historiador Plácido Oliveira Mendes (Distintivo Blue; Memória Musical do Sudoeste da Bahia), traz informações sobre a cultura motociclista, o rock (incluindo a cena local), o próprio Conquista Moto Rock e todas as atrações, em uma pioneira iniciativa que traz, ainda, outro nicho intimamente ligado ao rock: a cultura zine, iniciada na década de 1940 com histórias de ficção científica, e amplamente popularizada em todo o mundo após o advento do punk, na década de 1970, como um eficaz instrumento de expressão independente, tipicamente underground, que vem perdendo força, sobretudo em formato físico. A zine impressa será distribuída em edição limitada no Festival. Não deixe de buscar a sua.
SERVIÇO
O que: Conquista Moto Rock 2022
Quando: 15 a 18 de setembro de 2022
Onde: Boulevard Shopping
Quanto: Entrada gratuita
Realização: União dos Motociclistas de Vitória da Conquista; Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Comentários