Confira a nota na íntegra:
HSVP vem a público esclarecer sobre as veiculações, com várias informações imprecisas e desencontradas, em mídias sociais, que abordam a contaminação de profissionais de saúde da instituição.
Antes de mais nada, frisamos que a exposição, inclusive com nomes de funcionários, é ato ilegal e a unidade irá adotar as medidas jurídicas cabíveis ao caso.
Expor desta maneira profissionais que vem atuando na linha frente do combate a pandemia do coronavírus é, além de ilegal, cruel.
O HSVP conta com uma ala exclusiva, em um anexo totalmente à parte do hospital, exclusivamente para o internamento de pacientes suspeitos ou confirmados na unidade, minimizando ao máximo o fluxo destes na instituição e buscando assim dar maior segurança aos nossos funcionários e pacientes.
Em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, tem sido realizado sistematicamente testes para os colaboradores da linha de frente, no intuito de identificar possíveis portadores assintomáticos dentro da instituição e tomar as medidas de afastamento cabíveis.
Esta política de realização de testes em profissionais de saúde vem sendo adotada por várias instituições no País e é uma ferramenta importante no controle da disseminação do vírus aos profissionais da área da saúde, que, por razões claras e óbvias, têm maior risco de contaminação.
Notícias veiculadas com informações conflitantes e muitas vezes equivocadas, só geram pânico para a população em geral e devem, antes de ser feitas, buscar as informações precisas com as fontes fidedignas, evitando as FAKE NEWS.
Não procede a informação que a Uti do HSVP se encontra fechada, estando a mesma em pleno funcionamento, garantindo a assistência em terapia intensiva aos clientes.
Da mesma forma não procede a informação de que vários profissionais se contaminaram ao mesmo tempo. Alguns se contaminaram ao longo dos meses e, inclusive alguns já cumpriram a quarentena e já retornaram ao trabalho. Salientamos que vários deles foram assintomáticos e que todos encontram-se estáveis, com sintomas leves, sem comprometimento.
Alguns profissionais trabalham em mais de uma instituição e portanto o risco de contaminação dos mesmos aumenta.
O HSVP seguirá na sua missão de oferecer atendimento de qualidade aos seus pacientes e preservando a máximo a segurança destes e de seus colaboradores como um todo.
Importante frisar que a unidade dispõe de um plano de contingência montado com fluxos internos claramente definidos e baseados em evidências científicas e recomendações dos órgãos competentes.
Outra informação valiosa é o fato de o HSVP estar disponibilizando para todos os profissionais os EPI’s na qualidade e quantidade adequadas, visando manter justamente esta condição de segurança.
O hospital São Vicente continua contribuindo no combate ao COVID 19 e totalmente a disposição dos seus clientes, com os padrões de segurança preservados, ao tempo em que agradece aos seus colaboradores e Médicos pelo empenho, dedicação e excelentes serviços prestados à população.
Vitória da Conquista, 20/05/2020.
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA – HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO
(Nota enviada ao Blog do Rodrigo Ferraz)