Estoque de vacinas contra catapora está zerado em Vitória da Conquista, diz SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem informando, desde o mês de julho de 2023, sobre a falta de vacina contra varicela (catapora) nas unidades de saúde de Vitória da Conquista, causada pela irregularidade na entrega do Ministério da Saúde (MS) aos municípios e estados.
No início deste mês, o município recebeu apenas 30 doses desse imunizante, quando seriam necessárias, pelo menos, 1.500 doses para manter todas as salas de vacinas abastecidas.
O MS emitiu a Nota Técnica Nº 102 informando que a distribuição continuará contingenciada, pois o estoque nacional ainda é restrito, tendo em vista que o laboratório fornecedor das vacinas não cumpriu com o cronograma de entregas, justificando que houve problemas operacionais na aquisição dos insumos.
As crianças que ainda não foram vacinadas ou estão com o esquema em aberto devem aguardar a chegada da vacina no município.
A SMS ressalta que a contratação de laboratórios para aquisição e produção de todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), bem como a distribuição pelo território brasileiro, é feita exclusivamente pelo Ministério da Saúde.