Estudantes apresentam projetos nas feiras literárias de Vitória da Conquista, Miguel Calmon e Ribeira do Pombal
O cenário literário da Bahia se destaca nesta semana com a realização de três eventos que se tornam verdadeiras vitrines para os talentos dos estudantes da rede estadual. Apoiadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), as feiras literárias de Vitória da Conquista (FliConquista) e de Miguel Calmon (Flicalmon), juntamente com a Festa Literária de Ribeira do Pombal (Flipombal), proporcionam um espaço para as produções literárias, artísticas e culturais dos alunos.
O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, testemunha a estreia da primeira edição da FliConquista, iniciada na quarta (15) e que segue até domingo (19), com a temática “Literatura e liberdade”. Nesta estreia, a feira celebra o Bicentenário da Independência da Bahia, oferecendo uma programação diversificada que engloba mesas literárias, espetáculos, lançamentos de livros, projetos escolares, exposições e vivências literárias, totalizando mais de 40 horas de atividades para os estimados 10 mil visitantes.
O estudante Matheus de Macedo Lacerda Filho, 16 anos, aluno do 2° ano do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, compartilhou a experiência ao exibir sua tela com o tema “Independência baiana: o elo inquebrável entre mulheres ativistas”, na FliConquista. “Quando entrei no auditório não pude evitar ser tomado pelo nervosismo e ansiedade. Foi incrível expor minha tela na feira, me senti extremamente valorizado como artista e agradeço muito aos meus professores e coordenadores. Através do reconhecimento deles, que indicaram a minha participação neste projeto, pude, enfim, sentir o peso do que meu projeto representa”.
Na mesma sintonia, a Festa Literária de Ribeira do Pombal, que acontece nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), traz o tema “O Bicentenário da Independência e a Resistência do semiárido: cultura, literatura, juventude e arte ancestral”. A programação do evento é composta por palestras, mesas redondas com autores locais e nacionais, oficinas, bate-papo literário, troca de livros e apresentações de dança, música e teatro, além de atividades paralelas como o espaço cordel e o recital de poesias.
Bianca Alves de Oliveira, 18 anos, estudante do 3° ano do Colégio Estadual Professora Sílvia Ferreira de Brito, apresentou seu projeto do absorvente biosustentável, desenvolvido à base da fibra do tronco da bananeira na FliPombal e ressaltou a sua alegria de participar da festa. ” Estou achando muito legal participar da feira e poder mostrar toda pesquisa que eu e o meu amigo Guilherme fizemos para desenvolver este projeto. Nós estamos muito felizes com a nossa participação”.
Já em Miguel Calmon, a FliCalmon traz como mote “Lançando mundos no mundo nos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia”. O objetivo da feira deste ano é incentivar a leitura e a produção escrita, promovendo e oportunizando um contato mais próximo entre leitor e escritor, fomentando a possibilidade de despertar novos escritores calmonenses. A programação inclui palestras, diálogo com os palestrantes, exibição de projetos e apresentações, incluindo o espetáculo de dança “Poli Negro entre o clique e a foto”, dos estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon.