‘Eu queria matar aula’, revela Sodake sobre o começo da carreira
O apresentador do BATV Fernando Sodake, da TV Bahia, é o convidado do episódio 61 do Geração GFM. Em conversa com Thiago Mastroianni, no programa veiculado neste domingo (23) na GFM 90,1 e no YouTube, Sodake falou sobre rádio, TV e os primeiros passos da carreira.
Sodake contou que começou no rádio de forma despretensiosa. “Eu tinha um colega no ensino médio que era louco por rádio e me chamou pra acompanhá-lo em um teste. Eu queria mesmo era matar aula e fui com ele. Acabei também fazendo o teste e passando no concurso. Isso tudo foi na 96 FM, em Vitória da Conquista”.
Quando saiu da rádio, Sodake foi trabalhar como operador de áudio do BATV e locutor padrão da TV Sudoeste. Depois ele entrou na equipe de produção até que surgiu uma vaga de apresentador da agenda cultural. “Pouco tempo depois uma repórter adoeceu e surgiu uma oportunidade na reportagem. Tinha chovido muito em Itambé e eu recebi o convite da coordenação pra ir. Eu abracei a oportunidade e fui”, contou.
‘Eu queria matar aula’, revela Sodake sobre o começo da carreira
Mais de 10 anos depois surgiu uma vaga de repórter em Salvador e Sodake passou um período tirando as férias dos colegas. “Entre 2007 e 2008 Camila Marinho saiu de férias e licença maternidade. Depois Jonny Torres, que apresentava o Bahia Meio Dia, saiu de férias em 2009 e eu tirei as férias dele e continuei na apresentação”. A frente do BATV há 5 anos, Sodake disse que ainda sente frio na barriga antes do jornal começar.
Durante o programa deste domingo, o jornalista revelou que Fernando Sodake não é seu nome verdadeiro. “Sodake Fernandes Albuquerque é o meu nome, mas na época da TV Santa Cruz, o gerente de jornalismo da época sugeriu mudar para que tivesse mais sonoridade”.
Sobre o Geração GFM
Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no Youtube.
Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.