IFBA e UEFS integram projeto que leva a astronomia para salas de aula do nordeste
O Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus Vitória da Conquista, juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), integram o Projeto ‘Cometa Nordestino’, um programa de extensão que tem levado a ciência para dentro da sala de aula de escolas públicas de municípios nordestinos. O objetivo é popularizar a astronomia e a astronáutica, disciplinas com pouca divulgação entre estudantes do ensino médio.
O grupo formado por 13 professores e 13 estudantes bolsistas, que tem participado de ações nas escolas nos municípios que ficam ao redor dos três polos que compõem o projeto, em regiões periféricas. A expectativa é que cerca de 30 cidades sejam atendidas até o final de 2024.
São oficinas com montagem de lunetas, espectrógrafo caseiro, apresentação de filmes sobre temas associados à astronomia, cosmologia, astronáutica, entre outros. Um planetário móvel também deverá ser adquirido para o projeto.
Segundo Marildo Pereira, coordenador do programa na UEFS, foram investidos R$ 90 mil nessa primeira fase do programa Cometa Nordestino. O grupo aguarda a liberação da maior parte, de R$ 450 mil, que seriam usados para a compra dos planetários e do projetor. “O interesse das instituições do interior é justamente que nós levemos os planetários, o carro-chefe desse projeto. O pessoal de Vitória da Conquista já tem esse planetário móvel. Nós temos um fixo aqui em Feira de Santana.”
A astronomia desempenha um papel fundamental na educação, pois promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento criativo. Ao explorar os mistérios do universo, os alunos são encorajados a fazer perguntas, a investigar, a analisar evidências e a tirar suas próprias conclusões. Isso contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade científica e prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real.
Com informações da Folha de SP