O barbeiro conquistense Jeffinho Barber, conhecido nacionalmente por atender celebridades, usou suas redes sociais para desabafar sobre o sistema público de saúde da Bahia. Ele criticou o Hospital Afrânio Peixoto, gerido pelo governo do Estado, após ter sua cirurgia remarcada pela terceira vez.
De acordo com Jeffinho, duas dessas remarcações foram causadas por problemas no ar-condicionado da sala de cirurgia, enquanto a mais recente foi atribuída à falta de materiais cirúrgicos.
“O hospital tem uma dívida gigantesca com a empresa que fornece o material. Vamos buscar pagar aí”, cobrou Jeffinho em tom de indignação. Ele classificou a situação como “descaso e falta de respeito”.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CHVC
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) vem a público esclarecer informações recentemente veiculadas nas redes sociais envolvendo a gestão e os serviços prestados pelo Hospital Afrânio Peixoto (HAP).
*Protocolo de Agendamento Cirúrgico:* Todo paciente com perfil para procedimento cirúrgico recebe uma data provável para a realização da cirurgia ao ser admitido na unidade. Trata-se de um protocolo padrão, previamente esclarecido aos pacientes e seus familiares, que não configura uma marcação definitiva.
*Histórico de Remarcações:*
*O primeiro reagendamento ocorreu por questões relacionadas às condições clínicas do próprio paciente, que apresentava inadequação no tecido mole para a realização segura do procedimento.
*O segundo reagendamento foi necessário devido a instabilidades na rede elétrica da Coelba que afetaram, entre outros equipamentos, o sistema de climatização da sala cirúrgica. *Destacamos que a realização de cirurgias em condições de temperatura inadequadas contraria normas de segurança hospitalar. Essa instabilidade afetou toda a cidade, os procedimentos eletivos foram suspensos, conforme notas emitidas pelo CHVC à comunidade e à imprensa, além de ampla divulgação em meios de comunicação como rádio e tv de alcance local e regional.
*O procedimento programado para hoje (16/12) foi reagendado para quarta-feira (18/12), com aviso prévio ao paciente e seus familiares.
*Cuidados Contínuos:* O paciente segue recebendo acompanhamento por equipe multidisciplinar e está devidamente medicado, sem qualquer custo adicional.
*Medicamentos:* Todos medicamentos prescritos pelos médicos do Complexo são disponibilizados gratuitamente, custeados pelos Sistema Único de Saúde (SUS).
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados, apesar das adversidades que, em alguns momentos, impactam o sistema público de saúde.
Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.