Luz é restabelecida no Sudeste e Sul; parte do país segue sem energia
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que a luz foi restabelecida totalmente nas regiões Sudeste e Sul do país às 11h40 desta terça-feira (15).
Outras regiões do país seguem com problemas no fornecimento de energia. Na região Norte, 55% da carga foi restabelecida até as 12h25. Já no Nordeste, houve o retorno de 81% da transmissão.
Segundo a agência de notícias Reuters, o fornecimento de energia elétrica no Brasil deverá ser totalmente restabelecido até o fim do dia.
O apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal, de acordo com a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), e ocorreu às 8h31, quando houve uma falha na interligação que faz a transmissão de energia entre as regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste.
Segundo o ONS, houve uma ação conjunta para o reestabelecimento da energia após a queda de 16 mil MW. A carga equivale a 20% da carga total que circulava no momento da falha que é de 70 mil MW. Apenas o estado de Roraima escapou do apagão, pois não faz parte do SIN (Sistema de Integração Nacional).
As causas do problema ainda estão sendo apuradas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Saraiva, determinou a criação de um grupo de trabalho com ministério, ONS e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para averiguar o que ocorreu.