Morre o arcebispo emérito Dom Geraldo Lyrio Rocha, 81 anos
Faleceu nesta quarta-feira, 26, a 0h15, o arcebispo emérito Dom Geraldo Lyrio Rocha, aos 81 anos, em função de uma parada cardiorrespiratória. Dom Geraldo foi internado após sofrer uma queda e fraturar o fêmur na última segunda-feira, enquanto estava em missão junto ao clero da Diocese de Altamira (PA), para a orientação do Retiro Espiritual daquele presbitério.
Nomeado 1º Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Geraldo esteve à frente da arquidiocese entre os anos de 2002 e 2007, onde deixou um legado de sabedoria, compaixão e serviço cujos reflexos ainda podem ser vistos até os dias atuais.
Em maio de 2007, Dom Geraldo presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No mesmo ano foi nomeado arcebispo metropolitano de Mariana, pelo Papa Bento XVI. Em 25 de abril de 2018, após ter completado 75 anos, teve o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo emérito.
O corpo será velado na Catedral de Altamira, onde ele estava desde o último fim de semana para orientar o Retiro Espiritual dos padres. O sepultamento ocorrerá em Vitória-ES.
A prefeita Sheila Lemos e toda a equipe de secretários e servidores do Governo Municipal divulgaram nota de pesar e solidariedade aos familiares, amigos, fiéis e a todos aqueles que tiveram a alegria e o privilégio de conviver e aprender com Dom Geraldo.
Mais sobre Dom Geraldo
Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.
Em nota a Arquidiocese de Mariana convidou a todos para elevarem preces de agradecimento a Deus pela vida e fecundo ministério de Dom Geraldo. “Rezemos em sufrágio por ele, pedindo ao Bom Deus que o acolha na vida eterna, assim como creu, esperou e comunicou, fazendo a ‘Obra de um Evangelista'”.
O velório iniciou-se às 6h de hoje, em Altamira, e será celebrada uma Santa Missa de corpo presente às 8h na Catedral de Altamira (PA). Após, o seu corpo será transladado para a cidade de Vitória (ES).
O sepultamento será em Mariana (MG).