Ministério Público da Bahia visitou na manhã desta quinta-feira, dia 7, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista Defensor Público Paulo Hortélio (CPVC) em companhia da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Na ocasião, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia acompanhou a inauguração da padaria escola e do infocentro da unidade prisional, entregues formalmente aos internos pelo secretário da pasta José Castro Filho.
O chefe do MP baiano destacou que é papel do estado promover a ressocialização dos internos, ao mesmo passo que atua para o controle do sistema prisional e para o reestabelecimento da cultura de paz no estado, como foram exemplos as operações deflagradas nos presídios de Feira de Santana, em outubro, e em Jequié no início deste mês. “O MP está fazendo, por meio dessa parceria com a Seap, o que sempre quis, que é trabalhar dentro do sistema prisional, para dentro dele e a partir dele construir a paz nas ruas”, disse Pedro Maia. O secretário também enfatizou o êxito do trabalho conjunto das duas instituições. “O Ministério Público é um grande parceiro da Seap, trabalhando conosco nas operações”, afirmou.
Na segunda maior cidade da Bahia, os resultados foram quase zerar os índices de criminalidade letal na região, durante a semana de intervenção realizada no conjunto penal feirense. Em Jequié, a intervenção segue em andamento. Pedro Maia ressaltou ainda o trabalho de parceria entre o MP e a Seap.
Fotos: Humberto Filho