
A Corda em Si Foto: Ana Clara Miranda
A cidade baiana foi a escolhida para sediar o projeto de conexão artística entre Santa Catarina e Bahia, liderado pelo Duo A Corda em Si, de Florianópolis, e pela dupla baiana B.A.V.I. O público de Vitória da Conquista poderá participar de oficinas, live e assistir a um show com os quatro artistas, ao final da residência
Conexão musical entre Santa Catarina e Bahia. Essa é a proposta do projeto “Conexão SC > BA – Música, Experimentação e Acessibilidade”, proposto pelos artistas catarinenses, radicados em Florianópolis (SC), Fernanda Rosa e Mateus Costa, que formam o Duo A Corda em Si. De 17 a 22 de março a dupla fará uma imersão intensa com o duo B.A.V.I., em Vitória da Conquista (BA). Serão quatro dias de residência artística que resultará no show “Juntando Sotaques”, em que as duas duplas se apresentarão no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, no sábado (22), às 19h, na cidade baiana.

B.A.V.I. Foto: Passos
Para além do show, que será o resultado das seis horas diárias de imersão, o projeto também prevê oficinas e palestras que serão ministradas por Mateus e Fernanda. Duas ações de formação são direcionadas para músicos, produtores culturais e pessoas interessadas sobre os temas. São elas: “Produção Artística e Acessibilidade Cultural”, no dia 17 de março, ministrada pelo A Corda em Si, uma vez que eles têm lugar de fala em relação ao tema; afinal, Mateus é cego e Fernanda é baixa visão. Depois, no dia 20, Mateus ministra a oficina “Como pensar o arranjo na música popular”.
Já a oficina “A Voz da Alma – Canto Popular”, é voltada para pessoas maiores de 12 anos que tiverem interesse em entrar em contato com o canto, mesmo que não tenham experiências na área. Esta será ministrada por Fernanda, também na quinta-feira, dia 20 de março. As três oficinas são gratuitas e realizadas sempre às 18h30 no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Para participar, basta chegar no espaço e demonstrar interesse.
Na sexta-feira (21/03), último dia da imersão artística, o público ainda poderá acompanhar uma live pelos perfis no Instagram: @acordaemsi e @duobavi. Na ocasião, os artistas mostrarão os processo criativos, a partir das 19h, dando um gostinho de como será o show no dia seguinte.
Aliás, os ingressos para o show serão gratuitos para PCDs e acompanhante. Para pessoas que não são deficientes, os ingressos custam R$30 e R$15 a meia entrada. A arrecadação será destinada à uma instituição que dá suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social de Vitória da Conquista.