Blog do Caique Santos

Main Menu

  • Home
  • Sobre o autor
  • Contato
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vitória da Conquista

logo

Blog do Caique Santos

  • Home
  • Sobre o autor
  • Contato
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vitória da Conquista
  • Mesmo com recorde de safra 2022/23, produtores rurais enfrentam menores margens de lucro

  • TCM multa Sheila Lemos e denuncia ao MP irregularidades na licitação do transporte público de Vitória da Conquista

  • I Feira Territorial de Agricultura Familiar começa nesta quinta-feira (07) em Vitória da Conquista

  • Binho Galinha: quem é o deputado estadual suspeito de chefiar milícia na Bahia

  • Pesquisa do governo da Bahia aponta 81% de satisfação dos usuários com o atendimento do Hospital de Base de Vitória da Conquista

Home›O perigo de roer as unhas

O perigo de roer as unhas

By jefferson dev9
21/11/2017
253
0
Compartilhar:
Compartilhar

Momentos de estresse, nervosismo e ansiedade, não são fáceis de lidar. Diante dessas situações, muitas vezes, recorremos ao hábito de roer as unhas, e de maneira desapercebida essa ação se torna um meio de escape frequente e vicioso. O que muita gente não sabe é que essa ação considerada pequena, pode ser extremamente prejudicial à saúde, podendo afetar toda região bucal.

De acordo com o Ministério da Saúde, Onicofagia é o nome técnico dessa mania, que segundo o dentista Sidnei Goldmann, quando considerado vício, pode desgastar, lascar ou fraturar os dentes, chegando inclusive a machucar a gengiva.

O dentista explica que apesar de não parecer, a unha é muito suja, e cheia de bactérias, que podem influenciar inclusive, na quebra dos dentes.

Sidnei conta alguns fatores que levam a pessoa a roer as unhas: “Às vezes a pessoa é envergonhada, estressada ou [tem] um tique nervoso. Com isto esta pessoa começa a morder a unha para relaxar”. Porém, ao invés​ de ajudar, o doutor afirma que ao fazer essa ação, o indivíduo além de ficar com a mão feia, acaba por transferir as bactérias da boca para a mão, de modo que diversas doenças podem ser geradas através desse contato direto dos dedos da mão na boca, que são causadas por fungos, bactérias e até vírus.
O bruxismo, que é o ato de ranger ou apertar os dentes, também é intensificado com esse hábito, além de estar relacionado a fatores psicológicos como a ansiedade.

De acordo ao dentista, podem haver casos mais graves em que a pessoa pode chegar a perder a unha e ficar com os dedos deformados por conta dessa compulsão.

Apesar dessa série de problemas relacionados a esse mau hábito, Sidnei Goldmann esclarece que há alternativas para se controlar e suavizar este tipo de problema: “Tem pessoas que põem faixas na mão [ou] uma fitinha no dedo para lembrar que não pode roer unha”, e alerta: “É importante as pessoas mais próximas sempre estarem policiando estas pessoas, sempre avisando quando elas tiverem com a mão na boca”, indica.

Para o dentista outro fator importante é trabalhar na conscientização e orientação desse paciente, além de ser oferecido um auxílio conjunto a um psicólogo para atuar nessa terapia, visto que, na maioria das vezes essa compulsão é relacionada a problemas psicológicos.

Confira o áudio com a reportagem de Cintia Moreira:

https://blogdocaiquesantos.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Entrevista-Dentista-Sidnei-Goldmann.mp3

 

 

Comentários
Compartilhar
Anterior

Sem controle: Pesquisa revela que 34% dos ...

Próximo

Mudanças em certidões passam a valer nesta ...

0
Compartilhamentos
  • +
  • 0
  • 0

jefferson dev9

Related articles More from author

Mais notícias

  • Corinthians x Palmeiras rende à Globo maior ibope em SP desde a pandemia; Timão venceu.

  • Transporte

    Rodoviários de Vitória da Conquista podem paralisar atividades nesta terça-feira (29)

FACEBOOK

Newsletter

logo

Jornalismo com responsabilidade

Contato

  • (77) 98877-6918
  • [email protected]

NOTÍCIAS RECENTES

  • Mesmo com recorde de safra 2022/23, produtores rurais enfrentam menores margens de lucro 07/12/2023
  • TCM multa Sheila Lemos e denuncia ao MP irregularidades na licitação do transporte público de Vitória da Conquista 07/12/2023
  • I Feira Territorial de Agricultura Familiar começa nesta quinta-feira (07) em Vitória da Conquista 07/12/2023
  • Binho Galinha: quem é o deputado estadual suspeito de chefiar milícia na Bahia 07/12/2023
  • Pesquisa do governo da Bahia aponta 81% de satisfação dos usuários com o atendimento do Hospital de Base de Vitória da Conquista 06/12/2023

FACEBOOK

REDES SOCIAIS

Todos os Diretos Reservados
Vá para versão mobile

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossas notícias!

Invalid email address
Thanks for subscribing!