OAB de Vitória da Conquista repudia agressão e constrangimento de adolescentes pela Guarda Municipal

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vitória da Conquista divulgou nesta segunda-feira (21) uma Nota de Repúdio contra a conduta de agentes da Guarda Municipal, que teriam constrangido dois adolescentes em situação considerada humilhante e ilegal.

Segundo relatos de familiares, os adolescentes foram abordados após tirarem fotos em cima de uma viatura da Guarda Municipal. Durante a abordagem, foram obrigados a gravar um vídeo pedindo desculpas pela conduta.

Posteriormente, um dos jovens foi novamente abordado e coagido a gravar outro vídeo, desta vez sendo forçado a usar palavras de baixo calão, com o claro objetivo de constrangê-lo publicamente. Os vídeos foram divulgados nas redes sociais, inclusive em um perfil no Instagram identificado como @gcmvcgppm, vinculado a membros da Guarda Municipal.

Para a OAB, a conduta dos agentes é “inaceitável, reproduzindo estigmas raciais e socioeconômicos”, além de configurar violação aos direitos humanos e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A entidade lembrou que o atual governo municipal tem como marca projetos inovadores voltados à proteção integral das crianças e adolescentes, liderados pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e pela prefeita Sheila Lemos.

A Subseção informou que acompanha de perto a sindicância instaurada pela Prefeitura, cobrando celeridade, transparência e responsabilização dos envolvidos, com a devida identificação dos agentes responsáveis pelas condutas.

A OAB também colocou suas comissões especializadas à disposição dos adolescentes e de seus familiares para apoio jurídico e reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e a proteção de crianças e adolescentes.

Nota de Repúdio na íntegra

*A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Vitória da Conquista, por seu Presidente, vem a público manifestar o repúdio à agressão e constrangimento sofridos por dois adolescentes, em episódio envolvendo agentes da Guarda Municipal.

De acordo com relatos dos familiares, os adolescentes foram abordados por integrantes da Guarda Municipal após tirarem fotos em cima da viatura do mencionado órgão e durante tal abordagem foram constrangidos e obrigados a gravar um vídeo no qual pediam desculpas pela conduta.

Posteriormente, um dos adolescentes foi novamente abordado e coagido a gravar outro vídeo, desta vez sendo forçado a proferir palavras de calão, com o claro objetivo de constrangê-lo publicamente.

Os referidos vídeos foram divulgados nas redes sociais e na imprensa e um deles publicado em um perfil da rede social Instagram intitulado como “@gcmvcgppm”, vinculado a membros da Guarda Municipal.

A conduta é inaceitável, reproduzindo estigmas raciais e socioeconômicos que infelizmente ainda se encontram presentes em nossa sociedade, configurando flagrante violação aos direitos humanos e às garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, não sendo possível, em nenhuma hipótese, ser tolerada pelo Poder Público. Ainda mais numa gestão como a atual, cuja marca, no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente, é de implantação de um projeto inovador e de fortalecimento das políticas públicas direcionadas à efetivação do princípio da proteção integral das crianças e adolescentes, projeto liderado pelo ilustre Secretário de Desenvolvimento Social, Dr. Michael Farias e pela Prefeita Ana Sheila Lemos.

A Subseção de Vitória da Conquista vem mantendo contato com Setores da PMVC e com o Secretário de Desenvolvimento Social, acompanhando de forma atenta a tramitação da sindicância deflagrada para apuração da grave denúncia, para exigir celeridade, transparência e a devida responsabilização dos envolvidos que participaram da ação, inclusive com a identificação dos agentes responsáveis por tais condutas, injustificáveis.

Por fim, a OAB Vitória da Conquista, através da atuação de suas Comissões de Defesa da Criança e do Adolescente, de Direitos Humanos e de Direito Penal e Segurança Pública, se coloca à disposição dos adolescentes e de seus familiares para prestar todo o apoio necessário ao enfrentamento jurídico da situação, reafirmando o seu compromisso com a proteção dos direitos da criança e do adolescente e a defesa dos direitos humanos.

Vitória da Conquista/BA, 21 de julho de 2025.

Gutemberg Macedo Júnior
Presidente da OAB/VC”

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas