O ex-secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista foi colocado em liberdade após o TRF aceitar o pedido de Habeas Corpus feito pela sua defesa. Lucas é investigado e acusado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Overclean. De acordo com O advogado, Guilherme Oliveira de Brito, “Lucas não possui envolvimento com qualquer tipo de ato ilícito e que adotará todas as providências necessárias para comprovar de modo inequívoco a sua inocência, motivo pelo qual contribuirá com as autoridades e com as apurações em andamento”.
A defesa de Lucas disse ainda que ele é primário e goza de bons antecedentes, mesmo porque nunca foi preso ou processado criminalmente ao longo de sua vida e que, possui um histórico de atuação profissional irretocável, seja na advocacia ou no próprio serviço público, uma vez que sempre cumpriu suas funções com zelo, probidade e retidão.
“Ressaltamos que a operação deflagrada no dia 23/12/2024 decorre de um mero procedimento policial investigativo, e que a culpa de qualquer cidadão só pode ser comprovada por meio de uma sentença condenatória transitada em julgado (definitiva), alcançada a partir de um processo judicial onde se assegure o acesso a todos os direitos e garantias constitucionais, inclusive a ampla defesa e o contraditório”, disse a defesa
Lucas foi exonerado do cargo pela Prefeita Sheila Lemos. Por meio de nota, o governo municipal disse que a exoneração se deu para que ele possa se defender.