Parceria entre Deam e Prefeitura beneficia mulheres vítimas de violência em Vitória da Conquista
Mulheres vítimas de violência serão encaminhadas para o apoio jurídico e psicológico já na própria Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, a DEAM.
A Prefeitura Municipal e a DEAM de Vitória da Conquista, assinaram, nesta terça-feira (21), um Acordo de Cooperação Técnica que cria uma extensão do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), na sede da delegacia.
Segundo a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, a iniciativa de colocar profissionais do Crav na delegacia tem o objetivo de alcançar o maior número de mulheres vítimas de violência. “Nós vamos prestar o primeiro acolhimento e depois essas vítimas serão direcionadas aos demais serviços oferecidos pelo centro”, declarou.
Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, a iniciativa de colocar profissionais do Crav na delegacia vai alcançar um maior número de mulheres vítimas de violência. “Nós vamos prestar o primeiro acolhimento e depois essas vítimas serão direcionadas aos demais serviços oferecidos pelo centro”, declarou.
A delegada titular da Deam, Christie Correia, ressaltou a importância da parceria com o município, o que possibilitará às mulheres vítimas de violência, o devido acompanhamento psicológico e jurídico, além de outras necessidades para viabilizar o rompimento do ciclo de violência. “A Polícia Civil consegue fazer a apuração do delito, consegue pedir uma cautelar para preservar a vida dela, mas o atendimento psicológico, o atendimento social vai ser fornecido neste momento com a presença do Crav aqui na delegacia”, completou.
Para a gerente do Crav, Monique Cajaíba, depois da assinatura do acordo, espera-se o aumento de mulheres atendidas no Centro. “Enquanto a Deam registra, em média, 100 denúncias por mês, apenas uma média de 15 a 20 casos chegam ao nosso serviço”, concluiu.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para atendimento a mulheres vítimas de violência em Vitória da Conquista faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher: Viver é Melhor que Permanecer”.