Plano de Inovação de Vitória da Conquista é lançado em evento realizado pela Fecomércio e Sebrae, com participação do Hub Conquista, PMVC e Fundação Certi

“Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar um bando todo”. Com essa frase foi iniciada a palestra do evento de lançamento do Plano de Intervenção do Ecossistema de Inovação de Vitória da Conquista, na última sexta-feira (01). A frase citada pelo palestrante Edgar Andrade, fundador do primeiro laboratório de Fabricação Digital do Nordeste (Fab Lab Recife), faz referência ao momento de transformação que Vitória da Conquista e região vem vivenciando por meio das ações executadas e que, agora, com este relatório, tendem a fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação da região.
O Plano é um importante documento encabeçado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio) da Bahia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contrataram a Fundação Certi (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras) para estudar e traçar um diagnóstico do ecossistema de inovação da região. Para Edgar Andrade, o lançamento é decisivo para conectar a cidade com o futuro: “Esse novo mundo é conectado, digital, transversal, local e global ao mesmo tempo”.
Levar a inovação para as bases da educação e buscar engajar o máximo de pessoas são pontos defendidos pela coordenadora do Centro de Inovação da Fecomércio, Maria Medeiros: “Vejo a inovação como algo amplo e transversal. As pessoas costumam dizer que inovação está sempre ligada à tecnologia, mas inovar é observar o entorno e criar soluções que facilitem e promovam saltos. Todos precisam se comprometer em dizer: ‘vamos fazer diferente e melhor? Vamos inovar’”, disse, também ressaltando a importância da inclusão social na inovação, já que “sem diversidade e criatividade não se faz inovação”.
Próximos passos para o desenvolvimento regional da inovação
Para o Gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, o Plano é uma diretriz para que o ecossistema de inovação da região se estruture, gerando “uma base para que os pequenos empresários possam inovar de forma mais segura e possam transformar as suas ideias em negócios rentáveis”. O Secretário Municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, apontou também a importância das parcerias estabelecidas através deste documento, já que é “a partir dessa união de esforços que conseguiremos construir mais inovação e gerar mais oportunidades para a nossa cidade”.
O próximo passo é engajar todos os agentes, empresas e entidades para colocar em prática o que o Plano orienta. “Temos uma bússola para abrir um novo ciclo de desenvolvimento econômico, social e tecnológico para toda a região. O Hub Conquista é um ator relevante, mas não é um ator solitário. Nós precisamos que todos se engajem na construção desse planejamento”, reforçou o coordenador-geral do Hub Conquista, Victor Dutra.
Visita ABDI
No dia anterior, quinta-feira (31), o Hub Conquista também recebeu a visita de representantes da ABDI, que acompanharam de perto o trabalho que está sendo realizado no segundo ciclo do Programa de Transformação Digital do Hub com 340 empresas de oito cidades baianas. Os representantes visitaram algumas das empresas assessoradas e se reuniram virtualmente com agentes de inovação e empreendedores de cidades participantes do Programa.
O Hub Conquista tem como mantenedores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do edital Digital.BR, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado da Bahia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Educacional de Ciência e Inovação (Fundec) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outros parceiros das cidades atendidas.
Agência vOceve – Assessoria de Imprensa | Hub Conquista