Uma pane na aeronave com o prefixo PT-NKQ resultou em um pouso forçado no antigo Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, localizado em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (19). A operação ainda resultou nos ocupantes da aeronave conduzidos à delegacia por irregularidades na caminhonete utilizada para resgatá-los.
Confira os detalhes no Boletim de Oorrência que nosso blog teve acesso:
No dia 19 de março de 2024, por volta das 12h30, uma aeronave com o prefixo PT-NKQ foi forçada a realizar um pouso de emergência no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, localizado em Vitória da Conquista, devido a uma pane durante o vôo. Após o pouso, os ocupantes da aeronave deixaram o local em uma caminhonete Amarok, de placa QTO1060. As autoridades foram alertadas pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) sobre o incidente.
A guarnição Fox 9.7814 foi despachada para o local e, ao chegar, recebeu informações do corpo de bombeiros de que os ocupantes da aeronave já haviam deixado a área de pouso. Verificou-se que a caminhonete Amarok teve acesso ao local do pouso através do Batalhão do Corpo de Bombeiros que se encontrava com o portão aberto.
Diversas unidades policiais, incluindo viaturas da 77ª, 78ª, RONDESP e CIPE Sudoeste, realizaram rondas na região em busca dos ocupantes da caminhonete. Cerca de duas horas após o pouso, os ocupantes da Amarok retornaram ao aeroporto. Eles explicaram que deixaram o local para almoçar e deixar um dos ocupantes da aeronave, que tinha outros compromissos.
As autoridades presentes incluíam o Delegado da Polícia Federal, juntamente com os Agentes da Polícia Federal. Além disso, compareceram agentes da Polícia Civil. Após verificação, constatou-se que a caminhonete Amarok estava sob uma restrição judiciária, levando à condução dos ocupantes e do veículo para a delegacia para as medidas cabíveis.
Após primeiras diligências, a Polícia Federal concluiu que não havia evidências de atividades ilícitas na aeronave. A responsabilidade pela segurança da aeronave foi entregue aos ocupantes, com instruções para providenciar serviços de segurança particular até que a perícia pelo CENIPA fosse concluída.