Vitória da Conquista, BA – Um golpe de estelionato surpreendeu a população de Vitória da Conquista: um criminoso conseguiu pegar um empréstimo para financiar o carro, já quitado, da vítima de 57 anos, utilizando os documentos e a foto dela.
O estelionatário embolsou mais de R$ 72 mil sem que a vítima desconfiasse.
O caso foi descoberto no dia 23 de janeiro, quando o dono do veículo tentou alugar uma betoneira e foi alertado sobre uma pendência em seu CPF.
Ao verificar a situação no CDL, recebeu a pior notícia: havia um financiamento ativo de 60 parcelas em seu nome no Banco PAN, totalizando R$ 72.181,20.
Para piorar, algumas parcelas já estavam vencidas.
O GOLPE: COMO O CRIMINOSO AGIU?
Segundo a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), o golpista, de 27 anos, que não teve o nome divulgado, trabalhava em uma empresa de energia solar e, durante uma visita técnica à casa da vítima, aproveitou a oportunidade para fotografar documentos e o rosto do morador.
Com essas informações, conseguiu abrir uma conta no Banco PAN e financiar o próprio carro da vítima, um Chevrolet Cobalt prata, ano 2016.
O criminoso recebeu o valor do financiamento e sumiu com o dinheiro.
A polícia informou que ele confessou o crime após ser conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) no último dia 18 de fevereiro.
Além dele, outros dois comparsas participaram da fraude e estão sendo procurados.
INVESTIGAÇÃO
Durante a investigação, descobriram que ele utilizou autenticação por reconhecimento facial para validar a fraude no banco.
O suspeito revelou que os dois cúmplices, também já identificados, foram os responsáveis por ajudá-lo a forjar documentos e abrir a conta bancária fraudulenta. A polícia segue na busca pelos outros envolvidos.
Os envolvidos responderão por estelionato (Art. 171 do Código Penal) e furto qualificado com abuso de confiança e fraude (Art. 155, § 4º, Inc. II do CPB).
Caso sejam condenados, as penas podem somar até 13 anos de prisão.